Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Leonard Nimoy, o Spock de Jornada nas Estrelas, morre aos 83 anos

Ator lutava contra uma doença obstrutiva pulmonar crônica

Redação Publicado em 27/02/2015, às 14h24 - Atualizado às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria – Atores marcados por um único personagem – Leonard Nimoy, o Spock  - Reprodução
Galeria – Atores marcados por um único personagem – Leonard Nimoy, o Spock - Reprodução

O ator, diretor, escritor e fotógrafo Leonard Nimoy morreu nesta sexta, 27, aos 83 anos. Famoso por interpretar o Sr. Spock de Jornada nas Estrelas, ele sofria de uma doença obstrutiva pulmonar crônica, como confirmou a esposa dele, Susan Bay Nimoy, ao The New York Times.

Galeria: dez atores que ficaram marcados por um personagem.

Nimoy foi hospitalizado no último dia 19, mas morreu em casa, na região de Bel Air, em Los Angeles. Ele havia anunciado que tinha problemas pulmonares no começo de 2014, tendo dito que a doença estava relacionada ao tabagismo, uma vez que ele foi fumante compulsivo durante décadas. O ator havia deixado o vício há cerca de 30 anos.

Ainda que tenha feito diversos trabalhos como diretor, fotógrafo, pintor e escritor, Nimoy se destaca como ator, tendo atuado na série Missão: Impossível (no fim dos anos 1960). Jornada nas Estrelas, que chegou às telinhas na segunda metade da década de 1960, fez de Nimoy uma estrela. Ele já havia atuado em alguns filmes desde 1955, mas alcançou a fama dando vida ao icônico Sr. Spock.

“Finalmente encontrei o melhor dos dois mundos em Spock: ser vastamente aceito pelo público e também poder continuar a interpretar o estrangeiro isolado por meio do personagem vulcano”, escreveu ele em I Am Not Spock (1977), uma das duas autobiografias que lançou (a outra é I Am Spock, de 1995).

A atuação marcou praticamente todos os trabalhos de Nimoy dali em diante. Após fazer alguns filmes para TV, séries e documentários, ele voltou a dar vida ao Sr. Spock em Jornada nas Estrelas: O Filme, de 1979, e continuou com as sequências da franquia do anos 1990. Ele ainda atuou em Além da Escuridão: Star Trek (2013), como uma participação especial. Este foi o último trabalho dele.

Na música, Nimoy lançou cinco discos – sendo o primeiro deles Mr. Spock’s Music From Outer Space, com música espacial e falada. Os diversos livros de poesia dele também contam com fotografias – Nimoy chegou a estudar fotografia na UCLA durante os anos 1970.

Leonard Nimoy deixa a esposa, dois filhos, e alguns netos. Veja abaixo o último tuíte dele, com a famosa frase, a saudação vulcana "Vida longa e próspera".