Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Libertines lança primeira música em mais de uma década; ouça “Gunga Din”

Faixa estará em Anthems For Doomed Youth, novo disco do grupo, a ser lançado em setembro

Redação Publicado em 02/07/2015, às 18h31 - Atualizado às 18h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Libertines no festival Glastonbury de 2015 - Joel Ryan/AP
The Libertines no festival Glastonbury de 2015 - Joel Ryan/AP

Esta quinta, 2, é um grande dia para os fãs da banda inglesa The Libertines. Mais cedo, o quarteto confirmou o lançamento do terceiro álbum, Anthems For Doomed Youth para setembro deste ano. Agora, eles revelaram um novo single – a primeira música da banda em 11 anos –, “Gunga Din”, acompanhado por um clipe (ouça abaixo).

Entenda como aconteceu o reencontro do Libertines.

A canção começa com acordes de guitarra espaçados, um baixo passeando entre as notas mais agudas e o primeiro verso cantado por Pete Doherty. Carl Bârat assume o microfone na segunda parte. “Gunga Din” também traz um refrão expansivo e pop, mais polido que a sonoridade do grupo nos dois primeiros discos da carreira.

Ouça “Gunga Din”.

“Gunga Din” é uma das 12 faixas de Anthems For Doomed Youth, terceiro disco – o primeiro em 11 anos – do Libertines. O sucessor de The Libertines (2004) e Up The Bracket (2002) sairá no próximo dia 4 de setembro, pelo selo Harvest.

Reuniões: 20 bandas que gostaríamos que voltassem.

O novo álbum é resultado da reunião dos quatro integrantes da banda, que aconteceu em julho do ano passado, com um show de 23 músicas para 60 mil pessoas no Hyde Park, onde foi realizado o festival British Summer Time, em Londres.

Meses depois, em dezembro, eles foram à Tailândia, onde o vocalista e guitarrista Pete Doherty estava em reabilitação do uso de drogas, para assinar o contrato de um novo disco com a gravadora Virgin EMI. “Não sei nem o que dizer, estou muito feliz!”, comentou Doherty em comunicado divulgado à imprensa na época. “Foi um dia lindo.”

A evolução do rock and roll em onze passos .

O Libertines teve ascensão e queda meteóricas. Lançaram dois discos, Up the Bracket e The Libertines, em 2002 e 2004, respectivamente, mas naquele mesmo ano o grupo chegou ao fim em decorrência do abuso de drogas – principalmente por parte de Doherty.

Lembre como foi o lançamento de The Libertines, o segundo disco do grupo, aqui.

Veja abaixo a capa e a tracklist de Anthems For Doomed Youth. A versão de luxo do registro ainda contará com quatro faixas bônus: “Love on the Dole”, “Bucket Shop”, “Lust of the Libertines” e “7 Deadly Sins”.

Tracklist de Anthems For Doomed Youth

“Barbarians”

“Gunga Din”

“Fame and Fortune”

‘Anthem for Doomed Youth”

“Heart of the Matter”

“Belly of the Beast”

“Iceman”

“You're My Waterloo”

“Fury of Chonburi”

“The Milkman's Horse”

“Glasgow Coma Scale Blues”

“Dead for Love”

“Love on the Dole” [Bônus]

“Bucket Shop” [Bônus]

“Lust of the Libertines” [Bônus]

“7 Deadly Sins” [Bônus]