Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lil Peep, “rapper emo” em ascensão, morre aos 21 anos

Rapper de Nova York se destacou ao misturar emo com hip-hop em músicas que angariaram milhões de views na internet

Rolling Stone EUA Publicado em 16/11/2017, às 13h31 - Atualizado às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O "rapper emo" nova-iorquino Lil Peep - Rex Features/AP
O "rapper emo" nova-iorquino Lil Peep - Rex Features/AP

Lil Peep, o rapper nova-iorquino que misturou o emo de guitarras com produções de hip-hop em mixtapes e angariou milhões de plays no SoundCloud, morreu na última quarta, 15, aos 21 anos de idade. Um representante do rapper confirmou a informação à Rolling Stone EUA, mas disse que a causa da morte ainda não foi oficialmente determinada (há suspeitas de overdose de drogas).

“Estou chocado e de coração partido”, disse Sarah Sennett – CEO da FirstEntertainment, empresa que trabalhou com Peep durante o último ano – em comunicado. “Não acredito que Peep queria morrer, isso é muito trágico. Ele tinha muitos objetivos e sonhos para o futuro e ele os compartilhou comigo, a equipe, a família e os amigos dele. Ele era altamente inteligente, muito criativo, absolutamente carismático, gentil e educado. Ele tinha grandes ambições e a carreira estava florescendo.”

Nascido Gustav Åhr em 1º de novembro de 1996, em Long Island, Nova York, e criado em Long Beach (EUA), Åhr largou o ensino médio e fez cursos de Gerenciamento Eletrônico de Documentos pelo computador antes de se mudar para Los Angeles. “Vim para cá direto do ensino médio achando que iria pagar o aluguel com essa carreira de rapper de SoundCloud”, Lil Peep disse ao Pitchfork em 2016. “Mas, no fim das contas, eu não conseguia fazer isso ainda. Então tive que voltar [para Long Island]”. Ele logo retornou à Costa Oeste norte-americana e gravou parte do material mais conhecido dele em um apartamento de Los Angeles.

Ele lançou o disco de estreia, Lil Peep Part One, no Bandcamp, em dezembro de 2015. O projeto misturou guitarras lânguidas e letras despedaçadas – “ got a feeling that I'm not gonna be here for next year”, ele canta em “The Way I See Things” – e batidas de trap. Åhr continuou refinando o som dele em outros lançamentos, sendo o mais recente deles Come Over When You're Sober, Pt. 1., que saiu no último mês de agosto.

Peep foi aclamado como um jovem artista revivendo o emo para a era do hip-hop. Åhr já descreveu o próprio som como “uma coisa completamente nova”. “É bom para o gênero emo como um todo e para todos os fãs e pessoas que alguma vez já gostaram disso, porque o mantém relevante”, acrescentou. “É só adaptar para os novos sons para que as pessoas queiram ouvir quando estão botam um som no carro e tal.”

Mesmo tendo acumulado milhões de plays em diversas plataformas, Åhr admitiu que teve problemas com drogas e pensamentos suicidas. “Sofri com depressão e alguns dias acordava, tipo: ‘Porra, queria não ter acordado’”, ele disse ao Pitchfork. “Isto é parte do porquê me mudei para a Califórnia: tentar fugir do lugar que estava causando isso em mim, e as pessoas que estavam em volta de mim. Percebi que era só eu mesmo – um desequilíbrio químico no meu cérebro.”

Conforme as notícias da morte de Peep foram saindo, músicos, produtores, rappers e roqueiros lembraram de Peep no Twitter. “Lil Peep para sempre”, escreveu Pete Wentz, baixista e líder do Fall Out Boy. “Peep tinha muito mais a fazer, cara; ele estava constantemente me inspirando”, acrescentou Diplo. Post Malone, que recentemente chegou ao topo da parada norte-americana, postou uma foto com Peep e escreveu: “No curto período que te conheci, você foi um grande amigo e uma grande pessoa. Sua música mudou o mundo e ele nunca mais será o mesmo.”

Abaixo, veja o vídeo que Peep postou no Instagram horas antes de morrer e ouça algumas das canções dele.

EL PASO TX TONITE !!!! ITS ALIIIIIIVE!!!!

A post shared by @lilpeep on