Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Luciana Mello aposta no samba em disco dedicado ao pai, Jair Rodrigues

Show de lançamento de Na Luz do Samba acontece nesta quarta, 26, em São Paulo

Julia de Camillo Publicado em 24/10/2016, às 13h20 - Atualizado às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair "Jairzinho" Rodrigues e Luciana Mello homenageiam o pai, morto dia 8 de maio - Divulgação/Virada Cultural 2014
Jair "Jairzinho" Rodrigues e Luciana Mello homenageiam o pai, morto dia 8 de maio - Divulgação/Virada Cultural 2014

“No céu agora eu vejo uma estrela/ Que além de brilhar, sorri contente”, é assim que Luciana Mello abre o novo álbum, Na Luz do Samba, dedicado a Jair Rodrigues, pai da cantora e grande nome do samba e da MPB, que morreu em 2014. “Eu não posso chamar de homenagem, porque é dedicado. Uma homenagem a ele teria que ser algo muito maior”, declara Luciana sobre o novo projeto.

A primeira faixa do disco, “Estrela Sorridente”, foi composta pelo irmão dela, Jair Oliveira, também músico, para o pai. Sobre a decisão de incluí-la no álbum, Luciana conta que a ideia foi de Jair: “Meu irmão falou: ‘Acho que não existe uma homenagem melhor do que se o filho compuser a música e a filha cantar’. E foi isso que aconteceu.”

O álbum, lotado de um swing e balanço alto-astral, tem alguns momentos mais memoráveis. Para “Somente Sombras”, gravada originalmente por Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, Luciana chamou Alcione para dividir os vocais. Em “Roda de Baiana”, uma participação inusitada: a filha Nina Levy, de sete anos, canta junto à mãe. Composta por Alceu Maia e Toninho Nascimento, a canção havia sido gravada por Jair Rodrigues e Leci Brandão nos anos 1990. Luciana havia iniciado sua carreira aos seis anos, cantando ao lado do pai. Agora, o ciclo se fecha com Nina. “Ela gravou com a mesma idade que eu gravei a primeira música com o meu pai. Então, foi muito emocionante.”

Luciana foi influenciada pelo samba ao longo de toda a carreira, com elementos do estilo sempre aparecendo em nas músicas da cantora. No entanto, Na Luz do Samba é o primeiro trabalho dela totalmente dedicado ao gênero. Um projeto inteiramente de samba já estava nos planos de Luciana há anos, e a ideia se originou do pai, conta a cantora “Foi um pedido dele. Sempre acontecia alguma coisa no meio do caminho e a gente acabou não conseguindo realizar esse desejo meu e dele antes de ele falecer. Mas agora eu consegui e tenho certeza de que ele está feliz por isso."

O show de lançamento do disco Na Luz do Samba acontece nesta quarta, 26, no Theatro NET, em São Paulo. Sobre a recepção do público ao trabalho, Luciana espera o melhor: “Eu acredito que tudo que você joga para o universo, você recebe de volta. Como eu sempre joguei essa alegria, amor e carinho em tudo que eu faço, eu sempre espero ter isso de volta – e tenho tido bastante.”

Lançamento de Na Luz do Samba em São Paulo

26 de outubro, às 21h

Shopping Vila Olímpia – Rua Olimpíadas, 360, 5º andar – Vila Olímpia, São Paulo

Theatro NET – Shopping Vila Olímpia – Rua Olimpíadas, 360, 5º andar – Vila Olímpia, São Paulo

Ingressos entre R$ 100 (plateia) e R$ 80 (balcão), há meia-entrada