Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

"Mais um dia péssimo para os inimigos": Emicida comenta indicação de O Menino e o Mundo ao Oscar

"Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano", comenta o diretor

Redação Publicado em 14/01/2016, às 13h09 - Atualizado às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria - Vaca Amarela 2015 - Emicida - Cláudio Cologni/Divulgação
Galeria - Vaca Amarela 2015 - Emicida - Cláudio Cologni/Divulgação

"Mais um dia péssimo para os inimigos", comentou Emicida sobre a indicação da animação O Menino e o Mundo ao Oscar 2016. O anúncio dos indicados foi feito nesta quinta, 14. "Estamos concorrendo, printa e manda pra minha mãe", disse o rapper em sua página no Facebook.

Único representante brasileiro entre os indicados, a animação dirigida por Alê Abreu disputa a estatueta com Divertida Mente, da Pixar, Anomalisa, dos norte-americanos Duke Johnson e Charlie Kaufman, e Shaun, a Ovelha, do estúdio britânico Aardman Animations.

Abreu também comentou a indicação na mídia social. "Antes de qualquer outra palavra queria agradecer. Agradecer ao menino imaginário que demos voz. Agradecer a minha parceira Priscilla Kellen e a toda a equipe Filme de Papel, Fê, Tita, Tainá, a Ultrassom, Binho Feffer e Gustavo Kurlat, Naná, Barbatuques, Emicida, Gem e tanta gente que ajudou a construir este filme. Agradecer a Elo e sua equipe, que deram suporte para o Menino caminhar pelo Mundo", introduziu. "Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar."

Para o diretor, é um momento importante para animações autorais. "Como disse o NY times, somos o Outside In! Black Horse, segundo o IndieWire! Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Viva a animação brasileira!".

Mad Max: Estrada da Fúria e O Regresso são mais indicados do Oscar 2016; veja lista

"Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança", explica a página do filme. Com o menor orçamento entre os indicados na categoria, a animação foi distribuída para 90 países.