Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Metallica “constrói” o single “Hardwired” em vídeo de bastidores; assista

“Este é o primeiro riff que as pessoas devem ouvir neste álbum”, diz Lars Ulrich a James Hetfield sobre a primeira música do disco Hardwired… to Self-Destruct

Rolling Stone EUA Publicado em 23/08/2016, às 13h36 - Atualizado às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lars Ulrich e James Hetfield, do Metallica, em vídeo de bastidores da criação da música "Hardwired" - Reprodução/Vídeo
Lars Ulrich e James Hetfield, do Metallica, em vídeo de bastidores da criação da música "Hardwired" - Reprodução/Vídeo

Depois de soltar o novo single, “Hardwired”, e apresentar a música ao vivo pela primeira vez, o Metallica compartilhou um vídeo de bastidores da gravação da faixa de Hardwired… to Self-Destruct.

No vídeo de nove minutos, publicado no site do Metallica, o baterista Lars Ulrich e o guitarrista e vocalista James Hetfield gravam o riff e a bateria base da faixa, que tinha o título provisório de “Riff Charge”. “Este é o primeiro riff que as pessoas devem ouvir neste álbum”, diz Ulrich depois de Hetfield tocar as notas de abertura.

LEIA TAMBÉM

Ouça “Hardwired”, novo single do Metallica

Assista ao Metallica fazendo a estreia ao vivo de “Hardwired”

[Galeria] Lembre como foi o “dia do Metallica” no Rock in Rio 2015

O baterista segue falando e acrescenta: “A missão é: compor uma música de abertura para este disco que seja super thrash e rápida...”. No próximo disco do quarteto, Hardwired… to Self-Destruct, a ser lançado em novembro, “Hardwired” é a faixa de abertura (a tracklist e a capa do trabalho já foram reveladas).

Em outro take, Hetfield é perguntado se o riff que ele tocava era a “versão Nirvana” da canção e o Metallica continua trabalhando no primeiro single do LP. Em certa altura, o baixista, Robert Trujillo, e o guitarrista, Kirk Hammett, entram no estúdio para trabalharem nas partes deles em “Hardwired”, com Hammett fazendo dúzias de takes de solos.

Assista ao making of abaixo.

O Metallica também divulgou um vídeo autorreferente, retratando diversos momentos da história do grupo, passando pelos discos que eles lançaram nos anos 1980 e 1990. O clipe, apresentado como um trailer de Hardwired… to Self-Destruct, que sai em 18 de novembro, chega ao fim com cenas do clipe de “Hardwired” e o quarteto prometendo "80 minutos de música" com o novo álbum duplo.

Assista ao trailer de Hardwired… to Self-Destruct abaixo.

O Metallica deu a primeira pista do novo material em 2014, quando executou a até então inédita “Lords of Summer” durante a turnê Metallica by Request (que passou por São Paulo). “Ela representa bem o que temos pensado em termos criativos”, declarou Ulrich em entrevista à Rolling Stone EUA.

As primeiras conversas sobre o que viria a ser o disco começaram em meados de 2012, apesar de Hetfield ter afirmado na época de que o grupo precisaria ainda buscar o tipo de inspiração certa. Um ano mais tarde, o vocalista e guitarrista afirmou já ter coletado material suficiente para um novo disco, mas que faltava tempo ao grupo para trabalhar as novas canções.

No entanto, foi apenas em abril deste ano que Ulrich quebrou o silêncio e confirmou que a banda estaria no meio da criação de Hardwired.... “Não pretendemos soltar uma canção do nada”, disse o baterista. “Não é como se fossemos lançar uma música no iTunes sem avisar ninguém.” No mesmo mês, Hammett revelou ter perdido 250 ideias para canções que estavam gravadas no celular dele, que desapareceu.

Nos anos posteriores ao álbum Death Magnetic (2008), o Metallica andou bastante ocupado com projetos paralelos à banda. Entre eles o lançamento, nos Estados Unidos, do filme em 3D Metallica Through the Never (2013), a extensa turnê que percorreu os sete continentes – incluindo a Antártida – e uma parceria com o ex-líder do The Velvet Underground, Lou Reed, no disco Lulu. O grupo ainda entrou, em 2009, para o panteão de membros do Rock and Roll Hall of Fame.

Tracklist de Hardwire... to Self Destruct

Disco um

1 - "Hardwired"

2 - "Atlas, Rise!"

3 - "Now That We’re Dead"

4 - "Moth Into Flame"

5 - "Am I Savage?"

6 - "Halo On Fire"

Disco dois

1 - "Confusion"

2 - "Dream No More"

3 - "ManUNkind"

4 - "Here Comes Revenge"

5 - "Murder One"

6 - "Spit Out The Bone"

Disco três (presente somente na edição Deluxe)

1 - "Lords Of Summer"

2 - "Riff Charge (Riff Origins)"

3 - "N.W.O.B.H.M. A.T.M. (Riff Origins)"

4 - "Tin Shot (Riff Origins)"

5 - "Plow (Riff Origins)"

6 - "Sawblade (Riff Origins)"

7 - "RIP (Riff Origins)"

8 - "Lima (Riff Origins)"

9 - "91 (Riff Origins)"

10 - "MTO (Riff Origins)"

11 -"RL72 (Riff Origins)"

12 -"Frankenstein (Riff Origins)"

13 - "CHI (Riff Origins)"

14 - "X Dust (Riff Origins)"