Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Momento histórico

Pearl Jam relembra 20 anos de carreira com convidados em mais de cinco horas de shows, nos Estados Unidos

Paulo Terron, de East Troy, Wisconsin, Estados Unidos Publicado em 05/09/2011, às 16h10 - Atualizado às 21h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pearl Jam - Reprodução/Vídeo
Pearl Jam - Reprodução/Vídeo

É difícil espremer 20 anos em 5h30, mas o Pearl Jam soube exatamente o que fazer nos dois dias do PJ 20, o festival comemorativo de duas décadas de existência da banda. O evento foi realizado em Alpine Valley, Wisconsin, nos Estados Unidos, nos dias 3 e 4 de setembro.

Durante o dia, a brincadeira era acompanhar os outros shows da maratona para ver se algum integrante do Pearl Jam dava as caras. E deram - Eddie Vedder cantou com Glen Hansard, Strokes, Queens of the Stone Age e John Doe. E esses artistas retribuíram a gentileza participando da apresentação do PJ. Rolaram momentos como Vedder e Hansard fazendo um dueto em "Falling Slowly", da trilha de Once; Strokes e Vedder apavorando com "Juicebox" (quando Julian Casablancas canta a frase "you’re so cold”, parece que ele é apenas um reclamão; quando Vedder canta, dá para sentir o frio); John Doe tirando sarro da bermuda de Vedder antes de cantar “Golden State” com ele; e o QotSA ganhando (mais) uma voz de ouro em “Little Sister”.

E isso tudo foi antes do Pearl Jam subir ao palco. Na primeira noite, qualquer fã eventual que tivesse caído ali por acidente certamente não teria entendido nada: 28 faixas que foram do obscuro ao bizarro. O andamento estranho de “Push Me Pull Me”, o resgate de “In My Tree” e nada de hits. Ok, “Betterman” foi cantada pelas dezenas de milhares de pessoas – mas o que não foi? Até covers como “Setting Forth” (da carreira solo de Vedder), “Love, Reign O’er Me” (The Who) pareciam ser super hits para a plateia do PJ 20.

Mas havia mais uma surpresa, um dos segredos mais mal guardados do ano: Chris Cornell estava no local para uma reunião do lendário supergrupo Temple of the Dog. Anunciado, o vocalista do Soundgarden deu uma rasteira em todo mundo ao cantar uma música do Mother Love Bone, “Stardog Champion”, dando ainda mais sentido ao que estava por vir (o Temple of the Dog foi criado para homengear Andrew Wood, vocalista do MLB, que morreu de overdose). Com o jogo ganho de virada, o grupo ainda mandou “Reach Down”, “Say Hello 2 Heaven” e “Hunger Strike” (que começou com Cornell e Vedder cantando de frente um para o outro, olhos nos olhos). Sim: não só o Temple se reuniu, mas tocou quatro músicas. Isso só na primeira noite. No dia seguinte vieram reprises de “Hunger Strike” e “Reach Down” (“Eu errei a letra ontem”, explicou o cantor convidado) mais “Call Me a Dog” (“Faz uns 20 anos que não tocamos esta, não?”, questionou Cornell) e “All Night Thing”. Somadas, as duas apresentações só não superam – em quantidade de faixas executadas – o único show oficial do Temple of the Dog, em 1990.

Na segunda noite a banda já não sentia o peso da ansiedade. Vieram mais surpresas (“Pilate”, “No Way”) e mais participações (Hansard em “Smile”, Liam Finn em “Habit”, John Doe em “New World”, Dhani Harrison em “Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town”, Casablancas [que havia estragado “Not For You” na noite anterior, com versos sobre fazer uma jam com a banda preferida dele] em “Red Mosquito”), uma música nova que Vedder disse ter escrito naquele dia (acústica, falando sobre a passagem do tempo e a alegria de ter chegado àquele momento)... E hits. “Alive”, “Black”, “Even Flow”, “Jeremy”, para fechar com a dobradinha “Keep on Rockin’ in the Free World” (Neil Young) e “Yellow Ledbetter”.

Com shows de 2h30 (no primeiro dia) e 3h (no segundo), o Pearl Jam relembrou o passado e recarregou a bateria para o futuro. Que venham os próximos 20 anos – e os shows no Brasil, em novembro.

Mais destaques

Outros momentos marcantes do PJ  20: Josh Homme cantando "In the Moonlight", da forma como Matt Cameron havia feito na demo da faixa; Julian Casablancas tentando fazer piada - "Ele é muito melhor que o Andrew Wood...", enquanto Vedder saía do palco; Dhani Harrison, filho de George Harrison, puxando "State of Love and Trust" como se fosse o maior clássico da história do rock; o Pearl Jam errando "Given to Fly", mas não parando para começar de novo; o longo debate sobre tocar ou não "No Way" (o autor, Stone Gossard, não queria e foi voto vencido); "Smile" com Hansard, que já cantava um trecho da faixa nos shows dele; Liam Finn cantando a parte gritada de "Habit" para poupar a voz de Vedder.

Confira abaixo o repertório de cada dia do festival:

3 de setembro

“Release”

“Arms Aloft” (Joe Strummer & The Mescaleros)

“Do The Evolution”

“Got Some”

“In My Tree”

“Faithfull”

“Who You Are” (com Liam Finn, John Doe e Dan Peters)

“Push Me, Pull Me”

“Setting Forth” (da carreira solo de Eddie Vedder)

“Not For You” (com Julian Casablancas)

“In the Moonlight” (com Josh Homme)

“Deep”

“Help Help”

“Breath”

“Education” (com Liam Finn)

“Once”

“State Of Love And Trust” (com Dhani Harrison)

“Better Man”

“Wasted Reprise / Life Wasted”

Bis

“Rearviewmirror”

Temple of the Dog

“Stardog Champion” (cover do Mother Love Bone)

“Say Hello 2 Heaven”

“Reach Down”

“Hunger Strike”

“Love, Reign O'er Me” (cover do The Who)

“Porch”

Bis 2

“Kick Out the Jams” (cover do MC5, com Mark Arm e Steve Turner)

4 de setembro

“Wash”

“The Fixer”

“Severed Hand”

“All Night”

“Given To Fly”

“Pilate”

“Love Boat Captain”

“Habit” (com Liam Finn)

“Even Flow”

“Daughter/It's OK”

“Leatherman”

“Red Mosquito” (com Julian Casablancas)

“Satan's Bed”

“Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town” (com Dhani Harrison)

“Unthought Known”

“New World” (cover do X, com John Doe)

“Black”

“Jeremy”

Bis

Faixa nova (Eddie Vedder sozinho)

“Just Breathe”

“Nothingman”

“No Way”

“Public Image” (cover do Public Image Ltd.)

“Smile” (com Glen Hansard)

“Spin The Black Circle”

Temple of the Dog

“Hunger Strike”

“Call Me A Dog”

“All Night Thing”

“Reach Down”

“Sonic Reducer” (cover do Dead Boys, com Mark Arm e Steve Turner)

Bis 3

“Alive”

“Rockin' in the Free World” (cover de Neil Young, com todos os convidados do PJ 20)

“Yellow Ledbetter / Star-Spangled Banner”