Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Kenny Baker, intérprete de R2-D2 em Star Wars

Ator britânico tinha 81 anos e sofria com problemas decorrentes de nanismo

Redação Publicado em 13/08/2016, às 15h49 - Atualizado às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator britânico Kenny Baker, intérprete do robô R2-D2 nos seis primeiros filmes da cinessérie <i>Star Wars</i>, na estreia europeia de <i>O Despertar da Força</i>, em dezembro de 2015 - Joel Ryan/AP
O ator britânico Kenny Baker, intérprete do robô R2-D2 nos seis primeiros filmes da cinessérie <i>Star Wars</i>, na estreia europeia de <i>O Despertar da Força</i>, em dezembro de 2015 - Joel Ryan/AP

O ator britânico Kenny Baker morreu na manhã deste sábado, 13, aos 81 anos. Ele ficou conhecido por interpretar o robô R2-D2 nos seis primeiros filmes da cinessérie Star Wars.

Segundo o site do jornal britânico The Guardian, Baker – que nasceu com nanismo e atingiu 1,15 metro de altura – sofria com problemas no pulmão e estava em cadeira de rodas. "Era algo esperado, mas é triste do mesmo jeito", lamentou a sobrinha dele, Abigail Shield.

LEIA TAMBÉM

Assista à audição que rendeu a Daisy Ridley o papel em Star Wars

MTV Movie Awards 2016: Star Wars se destacou na premiação

[Crítica] Star Wars: O Despertar da Força

Ela também comentou que o ator teve uma vida "longa e bem vivida". "Ele levou muita felicidade às pessoas e nós celebraremos o fato de que ele foi bastante amado ao redor do mundo. Somos todos muito orgulhosos do que ele conquistou em vida", acrescentou.

Baker viveu o querido robô desde 1977, quando o primeiro filme da saga de George Lucas, Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, foi lançado. Ele participou dos dois longas seguintes, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983), e retornou à franquia na segundo trilogia, entre 1999 e 2005.

Apesar de conhecido pelo papel como R2-D2, Baker aparece em diversos filmes aclamados dos anos 1980, entre eles O Homem Elefante (1980), de David Lynch, Os Bandidos do Tempo (1981), de Terry Gilliam, e Flash Gordon (1980), de Mike Hodges.