Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Neil Aspinall, o "quinto Beatle"

Empresário que geriu os negócios do quarteto de Liverpool sofria de câncer nos pulmões

Da redação Publicado em 24/03/2008, às 16h00 - Atualizado às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aspinall, o homem que preservou a memória dos Beatles durante mais de 30 anos - AP
Aspinall, o homem que preservou a memória dos Beatles durante mais de 30 anos - AP

Morreu nesta noite deste domingo, 23, Neil Aspinall, empresário dos Beatles e amigo de infância de Paul McCartney. Ele tinha câncer nos pulmões, e estava internato para tratamento em um hospital em Nova York.

Foi Aspinall quem dirigiu a primeira van do Fab Four. Mais tarde, foi nomeado chefe da Apple Corps, detentora dos direitos das músicas do quarteto, e responsável pela preservação do legado do grupo após sua separação, em 1970.

O anúncio da morte de Aspinall foi feito pelos dois membros remanscentes dos Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr, mais as viúvas de John Lennon e George Harrison e executivos da Apple Corps.

Um dos últimos trabalhos do empresário com materiais dos Beatles foi a adaptação musical da obra da banda pelo Cirque du Soleil, que virou o disco e espetáculo Love. Ele também é responsável pela coletânea Beatles One e os álbuns da coleção Anthology, que foi levada à televisão. Ele estava aposentado da Apple Corps desde 2007.