Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre o "Poderoso Chefão" do rocksteady

Autor da canção "Girl I've Got a Date", jamaicano Anton Ellis faleceu em hospital londrino de leucemia, aos 68 anos

Da redação Publicado em 13/10/2008, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Morreu na noite deste domingo, 12, Anton Ellis, conhecido como "O Poderoso Chefão" do rocksteady, uma das vertentes do reggae jamaicano. Diagnosticado com leucemia no final de 2007, Ellis passou por um tratamento de quimioterapia e chegou a voltar aos palcos. No último mês de agosto, pouco antes de completar 68 anos, o músico sofreu um desmaio após um show e foi mais uma vez hospitalizado, onde ficou até sua morte.

Nos anos 60, Ellis lançou o álbum Mr. Soul of Jamaica, considerado por especialistas do gênero musical uma obra-prima do rocksteady. O músico era conhecido na Jamaica por não incentivar a violência dos "rudies", as gangues de jovens do país que frequentavem de apresentações de grupos de ska e reggae em geral.

Sua fama de "Poderoso Chefão" veio desde cedo na carreira, principalmente por ter sido de sua autoria canções como "Girl I've Got a Date" e "The Children Are Crying".

O músico teve mais de 20 filhos em vida, dos quais alguns seguiram seus passos musicais, como Noel e Christopher Ellis.