Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mostra em Porto Alegre e Rio de Janeiro promete trazer "a programação ousada do Festival de Cinema de Berlim”

Cine Esquema Novo Expandido acontece entre em novembro

Redação Publicado em 31/10/2015, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cine Esquema Novo Expandido. - Divulgação
Cine Esquema Novo Expandido. - Divulgação

As cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro recebem em novembro a edição de 2015 do Cine Esquema Novo Expandido, mostra especial do festival Cine Esquema Novo, que oferece ao público um recorte mais específico das relações entre o cinema no Brasil e no mundo.

Galeria: 10 assustadores sucessos de bilheteria.

Este ano a mostra sediará o Berlinale Forum 2015. Entre 03 e 08 de novembro, em Porto Alegre, e entre 19 a 25 do mesmo mês, no Rio de Janeiro, será exibida uma curadoria de obras da seção Forum Expanded: oficialmente, "a programação mais ousada do Festival de Cinema de Berlim”.

Os 10 melhores filmes de terror de todos os tempos, segundo os leitores da Rolling Stone EUA.

O desafio do evento é traçar um panorama audiovisual global e que tornou-se ainda mais agudo a partir de 2006 com a implementação do Forum Expanded - o programa que ocupa diversos espaços da cidade de Berlim com filmes, vídeos, instalações e trabalhos de performance, "fornecendo uma perspectiva crítica e um sentido expandido para a cinematografia", de acordo com o festival alemão.

Martin Scorsese elege os onze filmes mais assustadores da história.

E é sobre este universo que os curadores convidados, Gustavo Spolidoro e Jaqueline Beltrame, trabalharam para montar a programação que chega às duas cidades brasileiras com entrada gratuita. Entre os artistas selecionados para o Cine Esquema Novo Expandido – Berlinale Forum 2015 estão nomes dos mais diversos países.

Para Jaqueline e Spolidoro, em comunicado, “esta é uma seleção marcada por um olhar artístico que percorre caminhos pouco explorados”. “São trabalhos que transitam entre espaços e plataformas, seja na sala de cinema ou na galeria, apresentando uma liberdade formal e narrativa aberta a radicalismos, estranhamentos e ebulição social”, completam.

A programação completa do evento pode ser vista aqui.