Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Músicas inéditas do U2 aparecem em gravação de show mais antiga até hoje

Fã-site da banda descobriu uma fita gravada em um show feito em Dublin em agosto de 1979

Andy Greene / Rolling Stone EUA Publicado em 02/07/2019, às 16h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bono, vocalista do U2, em Berlim (Foto: Wolfgang Kumm/AP)
Bono, vocalista do U2, em Berlim (Foto: Wolfgang Kumm/AP)

Quando o U2 fez um show durante a tarde no Dandelion Market, em Dublin, no dia 11 de agosto de 1979, eles eram apenas quatro adolescentes lutando para fazer uma banda. Eles nunca tinham tocado fora de sua nativa Irlanda ou lançado até mesmo um EP. Mas depois de três anos de trabalho, eles tinham o suficiente para conseguirem ser os headliners desse evento, superando a banda local, The Stougers, cujo guitarrista Pete McCluskey levou um gravador para a apresentação e capturou o som do U2em uma fita cassete. 

A fita ficou semi-esquecida na sua coleção por décadas, mas com a ajuda do fã-site ATU2, finalmente renasceu. Até onde todo mundo sabe, é primeira gravação do U2 feita na história. Antes disso, o show mais antigo do U2 a circular foi uma apresentação feita no Cork Opera House no dia 22 de outubro de 1979. “Eu fico agradecido que eu gravei esse show”, disse McCluskey ao ATU2 “e não percebi o significado disso e seu lugar na história até recentemente.”

+++ Kiss, Guns, AC/DC e mais: 11 bandas que mandaram mal no primeiro show

A fita gravada no Dandelion Market mostra o U2 em um ponto inicial da sua evolução como banda. Músicas como “Out of Control”, “Stories for Boys” e “Shadows And Tall Trees” que depois apareceram em Boy (1980), disco de estreia, ainda estavam tomando forma. Faixas iniciais que depois eles consideraram indignas de serem lançadas como “Cartoon World” e “Street Mission” ainda estavam no set, mas o mais intrigante é a presença de “In Your Hand” e “Concentration Cramp”. Nenhuma das músicas tinham sido ouvido antes (embora a segunda tenha uma estrutura parecida com “Live My Life Tonight”, outra canção antiga do U2) e é possível que essa fita seja o único lugares onde elas aparecem. A gravação completa desse show não foi lançada, mas você pode ouvir os samples das inéditas abaixo.

No mesmo mês desse show, o U2 foi a um estúdio em Dublin e gravou seu primeiro EP Three, que inclui “Out of Control,“Stories for Boys” e “Boy-Girl.” Demoraria quase um ano antes deles terminarem Boy e finalmente tocarem fora da Irlanda. 

A descoberta da fita do Dandelion Market é parte do último projeto do ATU2 Tours. Eles estão em uma missão exaustiva para montar a ordem cronológica de todos os shows do U2 na história com tantos detalhes quanto possível. Recentemente, adicionaram vários dos shows iniciais depois de reler edições antigas de revistas de músicas e jornais. 

“Na Biblioteca Britânica a gente viu revistas antigas, página por página, quase 900 volumes que tinham cerca de 52 mil páginas, cada um, de notícias sobre música”, escreveu o site. “Conseguimos fotos e scans de tudo relacionado ao U2: propagandas de shows, reviews de shows e entrevistas. Combinando tudo isso, acho que criamos uma análise mais completa do que nunca dos primeiros shows da banda - com quase nenhuma gravação de áudio.”

Não foi revelado o que farão com a fita do show de Dandelion, mas temos esperança que volte às mãos do U2 para eles poderem lançar um disco, apesar da qualidade ruim do som.


+++ SESSION ROLLING STONE: Cynthia Luz acredita no amor puro com "Não Sou Sem Nós"