Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lendário narrador de Hollywood, que emprestou a voz em trailers de MIB: Homens de Preto e Forrest Gump, morre aos 89 anos

Assista a diversos trailers guiados pela voz marcante de Hal Douglas

Redação Publicado em 13/03/2014, às 15h47 - Atualizado às 16h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hal Douglas - Reprodução/Vídeo
Hal Douglas - Reprodução/Vídeo

Um dos narradores de trailer mais importantes da história do cinema morreu na última sexta-feira, 7, na casa dele, na cidade de Lovettsville, no estado norte-americano da Virgínia, segundo informações do site do jornal The New York Times. Hal Douglas – que emprestou a voz aos trailers de Máquina Mortífera, Forrest Gump, o Contador de Histórias, entre outros – tinha 89 anos e sofria com um câncer no pâncreas.

Os dez piores nomes em português de filmes estrangeiros.

Nascido em Stamford, Connecticut, em 1924, Hal Douglas perdeu a mãe aos 9 anos. Como o pai se casou novamente, ele e o irmão foram criados pelos avós. O narrador foi piloto da Marinha dos Estados Unidos e, depois, estudou artes cênicas na Universidade de Miami. Além de narrador, Hal trabalhou com anúncios de TV e rádio e fez alguns documentários.

Como todo profissional que tem a voz como instrumento – seja ele narrador, dublador, radialista – Hal Douglas não era reconhecido pela sua imagem, mas, em compensação, basta ouvir uma única frase de sua voz épica e profunda para saber de quem se trata. Assista abaixo ao trailer de Nanny McPhee - A Babá Encantada, narrado pelo barítono:

Veja também o trailer de Máquina Mortífera e Cônicos e Cômicos, na voz de Hal:

Apesar de muito conhecido e venerado em Hollywood, Hal – que integrava o top três da lista de vozes em trailer, composto por ele, Don LaFontaine e Don Morrow – sempre preferiu trabalhar em estúdios de Nova York. O bordão “In a world... [em um mundo]” foi muito utilizado por Hal, ainda que, antes de morrer, Don LaFontaine tenha dito que ele foi o criador da expressão.

No trailer do documentário Comedian (2002), de Jerry Seinfeld, Hal aparece em uma metalinguagem, travando um diálogo com um diretor que reprova tudo que ele diz, já que, aparentemente, sua voz não combinaria com o trailer de um filme de comédia. Assista abaixo:

Veja abaixo trailers narrados por Hal, começando por Forrest Gump, o Contador de Histórias:

Entrando Numa Fria:

Filadélfia:

Con Air - A Rota da Fuga:

)

MIB: Homens de Preto

Hal Douglas deixa a esposa e três filhos.