Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Em vídeo, Neil Young conta história por trás do álbum “perdido” de 1976, Hitchhiker

“A ideia que eu tinha na época era tocar aquelas músicas novas na forma mais pura e simples, exatamente como foram compostas”, diz o cantor sobre o disco

Rolling Stone EUA Publicado em 01/09/2017, às 17h36 - Atualizado às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Young - John Shearer/AP
Neil Young - John Shearer/AP

Neil Young contou a história por trás do próximo disco dele, um álbum acústico “perdido” que foi gravado em 1976 e só agora, em 2017, ganha um lançamento oficial. Ele falou sobre Hitchhiker em uma transmissão – ao vivo no Facebook – de uma entrevista dele à rádio pública do Colorado, nos Estados Unidos.

Com Hitchhiker programado para ser lançado em 8 de setembro – apesar de que o disco já pode ser ouvido em streaming recém-liberado pela rádio NPR –, o LP ganha vida exatamente 41 anos depois da noite única em que foi registrado, no Indigo Studios, em Malibu, na Califórnia. Young falou sobre as apressadas sessões de gravação e o porquê de o trabalho nunca ter visto a luz do dia.

Leia também: Uma discografia selecionada e comentada de Neil Young

“Ninguém nunca tinha ouvido [essas músicas] antes”, disse o cantor e compositor canadense. “Não tive nenhum acompanhamento além do meu violão, gaita e o piano do estúdio, conforme eu cantava as músicas na ordem que vocês podem ouvir atualmente.”

Young disse que o finado produtor David Briggs e um amigo dele, o ator Dean Stockwell, foram as únicas pessoas a presenciar a sessão. “A ideia que eu tinha na época era tocar aquelas músicas novas na forma mais pura e simples, exatamente como elas foram compostas”, contou Young, citando gravações rústicas de Bob Dylan, Woody Guthrie e “a música folk dos anos 1960.”

Apesar de oito das dez faixas de Hitchhiker terem sido retrabalhadas e acabado em álbuns posteriores de Young – mais recentemente, a faixa-título apareceu em Le Noise, de 2010 –, o LP conta com duas canções inéditas: “Hawaii” e “Give Me Strength”, ambas inspiradas pela separação entre Young e a atriz Carrie Snodgrass, conforme ele revelou na entrevista em vídeo.

Assista à entrevista de Young contando a história de Hitchhiker abaixo.