New Order lança clipe com imagens do Muro de Berlim nos anos 1980

Vídeo traz pessoas de Berlim Ocidental protestando e dançando em registros feitos entre 1979 e 1989
  • Imprimir
por Rolling Stone EUA
22 de Fev. de 2016 às 17:40

O novo vídeo do New Order para “Singularity” – faixa serena de dance-rock do mais recente disco da banda, Music Complete (2015) – traz diversas imagens antigas e granuladas de pessoas em Berlim Ocidental fazendo motins, dançando e ficando peladas antes da queda do Muro de Berlim.

Artista “recria” 20 bandas icônicas – entre elas, o Joy Division – usando LEGO.

As cenas do clipe foram tiradas do documentário B-Movie: Lust and Sound in West Berlin 1989 – 1989, que contém imagens – a maioria inéditas – feitas no Muro de Berlim para filmes e para a TV. A trilha sonora do longa traz Sex Pistols, Einstürzende Neubauten, Nena, Die Toten Hosen e Joy Division, o grupo que deu origem ao New Order.

Assista ao clipe abaixo.

O protagonista do longa é Mark Reeder, um músico da cidade natal do New Order, Manchester (Inglaterra), que morou em Berlim durante os anos 1980, saiu em turnê com o New Order e lançou um single pela Factory Records produzido por Bernard Sumner. Um trailer do filme traz imagens semelhantes às do clipe de “Singularity”, mas com a narração e Reeder.

Integrantes do New Order estão desapontados com processo de Peter Hook contra a banda.

Lançado no ano passado, Music Complete foi o primeiro álbum do New Order sem o baixista fundador Peter Hook, que se separou dos antigos companheiros em 2007. Mas ele também dá boas vindas ao tecladista Gillian Gilbert, assim como a uma grande quantidade de convidados especiais.

Entre eles estão Brandon Flowers, Iggy Pop e Elly Jackson (La Roux), todos contribuindo com vocais no trabalho. Tom Rowlands (do Chemical Brothers) produziu duas faixas, “Unlearn This Hatred” e a própria “Singularity”. O designer colaborador de longa data do grupo, Peter Saville, que foi o diretor de arte do disco.

Recomendadas