Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ney Matogrosso estará entre os homenageados pelo Grammy Latino na edição de 2014

Lista ainda inclui Willy Chirino, César Costa, Carlos Do Carmo, Dúo Dinámico, Los Lobos (de "La Bamba") e Valeria Lynch; cerimônia será realizada em novembro

Redação Publicado em 01/07/2014, às 12h13 - Atualizado às 16h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ney Matogrosso - Daryan Dornelles
Ney Matogrosso - Daryan Dornelles

A Academia Latina da Gravação, que produz o Grammy Latino, anunciou os homenageados da 15ª edição da cerimônia na categoria Prêmio à Excelência Musical, e o cantor Ney Matogrosso é o único brasileiro escolhido.

Ney Matogrosso, um homem sexual: aos 72 anos, cantor relembra momentos de uma carreira em constante movimento, determinada por doses elevadas de coragem, liberdade e pela força central de seu trabalho: o sexo. Leia a matéria de capa da Rolling Stone Brasil.

O executivo musical Andre Midani, nascido na Síria e radicado no Brasil - que já trabalhou com artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso e Jorge Ben - receberá o Prêmio da Junta Diretiva, por grandes contribuições à indústria fonográfica.

A lista ainda inclui o intérprete cubano de salsa Willy Chirino, o roqueiro mexicano César Costa, o cantor de fado português Carlos do Carmo, a dupla espanhola Dúo Dinámico, a banda norte-americana Los Lobos (de "La Bamba") e a cantora argentina Valeria Lynch.

Em 2013, o brasileiro homenageado foi Roberto Menescal, escolhido ao lado de outros músicos com carreiras de destaque, entre eles, o cantor venezuelano Oscar D'León, o compositor cubano Juan Formell, a intérprete colombiana Totó La Momposina, o produtor argentino Palito Ortega, o pianista porto-riquenho Eddie Palmieri e o cantor espanhol Miguel Ríos.

Após turnê, Ney Matogrosso lança disco e aposta em repertório de novos compositores.

“Ao nos prepararmos para celebrar os 15 anos da entrega anual do Grammy Latino, continuamos a tradição de não só reconhecer as conquistas de artistas proeminentes, mas também de homenagear suas excepcionais contribuições ao mundo da música latina”, comentou Gabriel Abaroa, presidente da Academia Latina, em um comunicado.

A cerimônia será realizada no dia 19 de novembro, no Hollywood Theatre, em Las Vegas, nos Estados Unidos.