Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brasil está fora do Oscar

Última Parada 174 não é selecionado para lista prévia de indicados

Redação Publicado em 14/01/2009, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O filme Última Parada 174 ficou de fora da lista prévia de indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, divulgada nesta terça, 13. Agora, nove filmes disputam as cinco vagas finais para concorrer à estatueta.

O longa ficcional de Bruno Barreto foi escolhido pelo Ministério da Cultura como representante do Brasil na disputa em setembro de 2008. Depois de entrar para uma lista com 65 títulos de diversos países, a obra foi descartada na última peneira. No próximo fim de semana, os integrantes do comitê que seleciona os indicados, irão assistir novamente os nove concorrentes para chegar à lista com cinco finalistas.

Última Parada 174 conta a história de Sandro do Nascimento, que no ano 2000 ganhou as manchetes da mídia brasileira ao seqüestrar um ônibus da linha 174, no Rio de Janeiro. O episódio terminou com a morte de uma refém e de Sandro. A história já havia sido tema de outro filme - o documentário Ônibus 174, de José Padilha, mesmo diretor de Tropa de Elite.

Veja abaixo o nome e o país de origem dos nove longas que concorrem às cinco vagas finais para disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Revanche, de Gotz Spielmann (Áustria)

The Necessities of Life, de Benoit Pilon (Canadá)

The Class, de Laurent Cantet (França)

The Baader Meinhof Complex,de Uli Edel (Alemanha)

Waltz With Bashir, de Ari Folman (Israel)

Departures, de Yojiro Takita (Japão)

Arrancáme la Vida, de Roberto Sneider (México)

Everlasting Moments, de Jan Troell (Suécia)

3 Monkeys, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)