Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O Artista é o grande vencedor do Oscar 2012

Longa-metragem levou cinco estatuetas para casa, entre elas as de melhor filme, ator e diretor

Redação Publicado em 27/02/2012, às 01h53 - Atualizado às 02h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jean Dujardin - AP
Jean Dujardin - AP

Foi realizada na noite deste domingo, 26, a 84ª cerimônia de premiação do Oscar, no teatro Hollywood and Highland Center (antigo Kodak Theatre), em Los Angeles, em evento transmitido para mais de 200 países. O Artista foi o grande vencedor da noite, faturando cinco estatuetas (o longa havia sido indicado a dez categorias). Concorrendo a 11 prêmios, A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, também levou cinco Oscar, mas todos em categorias técnicas.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Apresentada pelo ator Billy Cristal, que pela nona vez se encarregou da função, a 84ª edição do Oscar contemplou, ao todo, 24 categorias. Logo no início da cerimônia, foi exibido um vídeo de Crystal parodiando os principais concorrentes; nele Billy contracenava com nomes como George Clooney e Justin Bieber em pequenas paródias de Moneyball e Meia-noite em Paris. Na sequência, o ator interpretou canções famosas de musicais hollywoodianos citando os indicados na categoria de Melhor Filme.

As duas primeiras estatuetas da noite foram entregues por Tom Hanks, e ambas para A Invenção de Hugo Cabret: Melhor Fotografia e Direção de Arte. Na sequência, as atrizes Cameron Diaz e Jennifer Lopez foram chamadas ao palco para anunciar o prêmio de Melhor Figurino, que ficou com O Artista. Cameron e Jennifer continuaram no palco, dessa vez para entregar o Oscar de Melhor Maquiagem. Concorrendo com Albert Nobbs e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, A Dama de Ferro faturou o Oscar.

Em seguida, Sandra Bullock confirmou o que já era esperado. O iraniano A Separação levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Em seu discurso, o diretor Asghar Farhadi dedicou o prêmio ao povo do Irã: “Neste momento, pessoas de todo o mundo estão nos vendo e estão contentes não só pelo prêmio, mas porque, em um tempo como este, no qual se fala de guerra, meu país, o Irã, está aqui por sua cultura”, comentou Asghar.

O ator Christian Bale, Melhor Ator Coadjuvante em 2011, anunciou a vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A favorita Octavia Spencer, por seu trabalho em Histórias Cruzadas, levou o prêmio – a atriz também ganhou o Globo De Ouro e o troféu do Sindicato dos Atores. Bastante emocionada, ela agradeceu por diversas vezes seus familiares, sendo aplaudida de pé pelos presentes no auditório. "Obrigada à Academia por ter me colocado para receber o prêmio de um dos caras mais bonitos do salão. Agradeço à minha família do Alabama, à minha família de Los Angeles e, claro, à minha família de Histórias Cruzadas", disse a atriz.

Em seguida, Tina Fey e Bradley Cooper apresentaram a categoria de Melhor Edição, que ficou com Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, adaptação do romance do escritor Stieg Larsson. Tina e Cooper também apresentaram o prêmio de Melhor Edição de Som, que ficou com A Invenção de Hugo Cabret. Logo depois, Kermit (Caco) e Piggy, dos Muppets, chamaram uma apresentação do Cirque du Soleil, baseada em clássicos no cinema, entre eles Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock.

Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow apresentaram a categoria de Melhor Documentário, que ficou com Undefeated. Instantes depois, Chris Rock entregou prêmio de Melhor Animação: concorrendo com A Cat in Paris, Chico & Rita, Kung Fu Panda 2 e O Gato de Botas, Rango, do diretor Gore Verbinski, levou a estatueta. Ben Stiller e Emma Stone apresentaram o prêmio de Efeitos Visuais, que novamente ficou com A Invenção de Hugo Cabret.

Repetindo o roteiro, Melissa Leo, vencedora no ano anterior, apresentou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor, levou o prêmio. Plummer, de 82 anos, se tornou a pessoa mais velha a já ter recebido um Oscar e aproveitou parar agradecer aos outros indicados: Nick Nolt, Max Von Sidow, Jonah Hill e Kenneth Branagah. No palco, o ator disse, olhando para a estatueta: "Você é só dois anos mais velha do que eu".

Penélope Cruz e Owen Wilson apresentaram a categoria de Melhor Trilha Sonora. Ludovic Bource, de O Artista, foi o vencedor. Em seguida, veio o prêmio de Melhor Canção Original. Os brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown concorriam com a música "Real in Rio", tema da animação Rio. Mas o Oscar acabou com “Man or Muppet”, de Bret McKenzie. Angelina Jolie entregou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado para Os Descendentes e de Melhor Roteiro Original para Meia-noite em Paris, de Woody Allen, que já havia conquistado o mesmo Oscar por Noivo Neutórico, Noiva Nervosa (1977) e Hanna e Suas Irmãs (1986). Ele não compareceu à premiação (em toda sua carreira, Allen só participou do Oscar uma vez, em 2002).

Dando continuidade a cerimônia, a atriz Milla Jovovich apresentou brevemente um resumo de prêmios técnicos entregues. Em seguida, o elenco de Missão Madrinha de Casamento entregou os prêmios de Melhor Curta-Metragem para The Shore, de Terry George; Melhor Documentário em Curta-Metragem para Saving Face, que conta a história de um cirurgião plástico que trabalha com mulheres que são atacadas com ácido no Paquistão, e Melhor Curta-Metragem de Animação para The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, filme produzido pela Pixar.

Em seguida, o ator Michael Douglas entregou o prêmio de Melhor Diretor para Michel Hazanavicius, por O Artista, desbancando nomes como Martin Scorcese e Woody Allen. “Sou o diretor mais feliz do mundo. Quero agradecer a toda a equipe, a Uggie, o cachorrinho, ao pessoal que nos financiou. Às vezes a vida nos traz dias maravilhosos e hoje é um desses dias", disse Hazanavicius, o primeiro francês a ganhar um Oscar de direção na história do prêmio.

Meryl Streep apresentou os prêmios honorários para Oprah Winfrey, James Earl Jones e Dick Smith. Depois foi a vez de Billy Crystal introduzir o tradicional momento que relembra as perdas no mundo do cinema. Natalie Portman, que faturou o Oscar de Melhor Atriz no ano passado por Cisne Negro, entregou o prêmio de Melhor Ator para o francês Jean Dujardin, por seu trabalho em O Artista; Colin Firth, vencedor do prêmio de Melhor Ator em 2011, por O Discurso do Rei, anunciou o Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep, por A Dama de Ferro. Foi o terceiro Oscar da carreira de Meryl, que já foi indicada 17 vezes (ela é a recordista de indicações entre atores e atrizes).

O prêmio mais esperado da noite, de Melhor Filme, foi entregue pelo ator Tom Cruise para O Artista, o primeiro filme mudo a vencer o Oscar desde 1929. Além do Oscar, o longa já havia vencido o Spirit Awards, considerado o maior prêmio do cinema independente, o prêmio do Sindicato dos Produtores, o Goya de melhor filme europeu, o Bafta de melhor filme e o Globo de Ouro de melhor comédia.

Confira abaixo todos os indicados ao Oscar 2012 e, em negrito, os vencedores:

Melhor filme

O Artista

Cavalo de Guerra

O Homem que Mudou o Jogo

Os Descendentes

A árvore da vida

Meia-noite em Paris

História cruzadas

A invenção de Hugo Cabret

Tão forte e tão perto

Diretor

Michel Hazanavicius - O Artista

Alexander Payne - Os Descendentes

Martin Scorsese - A Invenção de Hugo Cabret

Woody Allen - Meia-noite em Paris

Terrence Malick - A Árvore da Vida

Melhor ator

Jean Dujardin - O Artista

Demián Bichir - A better life

George Clooney - Os Descendentes

Gary Oldman - O Espião que Sabia Demais

Brad Pitt - O Homem que Mudou o Jogo

Ator coadjuvante

Christopher Plummer - Beginners

Kenneth Branagh - Sete Dias com Marilyn

Jonah Hill - O homem que mudou o jogo

Nick Nolte - Warrior

Max Von Sydow - Tão Forte e Tão Perto

Melhor atriz

Meryl Streep - A Dama de Ferro

Glenn Close - Albert Nobbs

Viola Davis - Histórias Cruzadas

Rooney Mara - Os Homens que não Amavam as Mulheres

Michelle Williams - Sete Dias com Marilyn

Melhor atriz coadjuvante

Octavia Spencer - Histórias Cruzadas

Bérénice Bejo - O Artista

Jessica Chastain - Histórias Cruzadas

Janet McTeer - Albert Nobbs

Melissa McCarthy - Missão Madrinha de Casamento

Melhor roteiro original

Meia-noite em Paris

O Artista

Missão Madrinha de Casamento

Margin Call

A Separação

Roteiro adaptado

Os Descendentes

A Invenção de Hugo Cabret

Tudo pelo Poder

O Homem que Mudou o Jogo

O Espião que Sabia Demais

Trilha sonora original

O Artista - Ludovic Bource

As aventura de Tintim - John Williams

A Invenção de Hugo Cabret - Howard Shore

O Espião que Sabia Demais - Alberto Iglesias

Cavalo de Guerra - John Williams

Canção original

“Man or Muppet", de Os Muppets, música e letra de Bret McKenzie

"Real in Rio", de Rio, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett

Melhor animação

Rango

A Cat in Paris

"Chico & Rita

Kung Fu Panda 2

Gato de Botas

Maquiagem

A Dama de Ferro

Albert Nobbs

Harry Potter

Direção de arte

A Invenção de Hugo Cabret

O Artista

Harry Potter

Meia-noite em Paris

Cavalo de Guerra

Fotografia

A Invenção de Hugo Cabret

O Artista

Os Homens que não Amavam as Mulheres

A Árvore da Vida

Cavalo de Guerra

Figurino

O Artista

Anonymous

A Invenção de Hugo Cabret

Jane Eyre

W.E.

Documentário (longa-metragem)

Undefeated

Hell and Back Again

If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front

Paradise Lost 3: Purgatory

Pina

Documentário (curta-metragem)

Saving Face

The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement

God Is the Bigger Elvis

Incident in New Baghdad

The Tsunami and the Cherry Blossom

Edição

Os Homens que não Amavam as Mulheres

O Artista

Os Descendentes

A Invenção de Hugo Cabret

O Homem que Mudou o Jogo

Melhor filme em língua estrangeira

Separação - Irã

Bullhead - Bélgica

Footnote - Israel

In Darkness - Polônia

Monsieur Lazhar - Canadá

Curta-metragem de animação

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Dimanche

La Luna

A Morning Stroll

Wild Life

Curta-metragem

The Shore

Pentecost

Raju

Time Freak

Tuba Atlantic

Edição de som

A Invenção de Hugo Cabret

Drive

Os Homens que não Amavam as Mulheres

Transformers: o Lado Oculto da Lua

Cavalo de Guerra

Mixagem de som

A Invenção de Hugo Cabret

Os Homens que não Amavam as Mulheres

O Homem que Mudou o Jogo

Transformers: o Lado Oculto da Lua

Cavalo de Guerra

Efeitos visuais

A Invenção de Hugo Cabret

Harry Potter

Gigantes de Aço

Planeta do Macacos

Transformers: o Lado Oculto da Lua