Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana alimenta as velhas raízes no primeiro disco autoral

Lançado em setembro deste ano, OBMJ Ataca traz seis faixas inéditas e três canções dos álbuns anteriores

Lucas Borges Publicado em 11/11/2015, às 15h23 - Atualizado às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana  - Bruno Guerra
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - Bruno Guerra

Dez anos depois do início do projeto e após dois discos compostos por versões, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana optou por lançar um álbum de composições autorais. "As pessoas sempre perguntam sobre isso e uma banda precisa ter um disco autoral até por conta dp reconhecimento. Fazer um terceiro disco de versões não tinha mais sentido", explica o guitarrista e vocalista Sérgio Soffiatti, fundador do grupo ao lado do trompetista Felippe Pipeta.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

"Ter um registro completamente autoral facilita muito nossa vida para poder ceder música para trilha sonora de produções como cinema e televisão. A obra que produzimos pode tomar essa direção", diz ainda Soffiatti sobre OBMJ Ataca, trabalho disponibilizado para o público em setembro - nos formatos vinil e streaming.

Elegemos 13 canções inesquecíveis que farão você ter saudade de Bob Marley.

A OBMJ, segundo as próprias palavras do seu cocriador, atingiu o objetivo inicial de propagandear ska, rocksteady e música jamaicana dos anos 1960 e 1970 com os dois primeiros discos da banda.Volume I e Volume II são formados basicamente por regravações de clássicos da MPB em roupagem da ilha caribenha. "Sempre angariamos novos fãs que não conheciam o estilo e acabam indo no show, gostando e se interessando. Nosso público é cada vez mais variado", afirma Soffiatti.

"Queira ou não queira, a música jamaicana tem fãs e amantes no mundo inteiro. Em alguns momentos ela aparece mais, aqui no Brasil mesmo. Nos anos 1990 a gente teve o momento do Skank, Cidade Negra, que era pop com uma influência jamaicana bem presente. Natiruts, um momento mais forró e reggae nos anos 2000. Vem e vai por ser uma música que realmente bate sem sentir dor, como disse Bob Marley, que agrada criança, senhor. Ela traz uma vibração boa e tem seu lugar."

Ouça o disco:

OBMJ Ataca, nome inspirado no filme Marte Ataca, apresenta três faixas próprias dos álbuns anteriores remixadas e remasterizadas – "Ska Around the Nation", "Revolution Ska" e "Tupinambá" – e outras seis inéditas. Todas têm em comum o poder de levantar o ouvinte da cadeira.

Além das motivações citadas no início do texto, a paixão pelo som da Jamaica segue no DNA da metalizada orquestra de nove artistas neste álbum e vai seguir nos seguintes. Seja em trabalhos autorais ou em versões.