Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os melhores filmes do século 20

O Poderoso Chefão, Um Corpo que Cai e Touro Indomável estão entre os campeões da eleição do Instituto de Cinema Americano

Da redação Publicado em 22/06/2008, às 12h33 - Atualizado às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>O Poderoso Chefão</i>: melhor gângster feito nos EUA - Reprodução
<i>O Poderoso Chefão</i>: melhor gângster feito nos EUA - Reprodução

O AFI (American Film Institute - Instituto de Cinema Americano) elegeu os 100 melhores filmes produzidos nos EUA no último século. A lista foi dividida em 10 categorias.

Anualmente, a instituição lança uma relação com os melhores filmes, mas esta é a primeira lista dividida em categorias e referente a toda produção cinematográfica do século.

Veja aqui galeria de imagens com o 1º lugar de cada categoria

O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola) foi escolhido como o melhor filme de gângsters, seguido por Os Bons Companheiros (Martin Scorsese) e O Poderoso Chefão II (Coppola). Na categoria western (faroeste), Rastros de Ódio, de John Ford, vem em primeiro.

Um Corpo que Cai, criação de Alfred Hitchcock, encabeça a lista de filmes de mistério. O diretor é unanimidade na categoria, com mais três filmes eleitos: Janela Indiscreta (3º), Intriga Internacional (7º) e Disque M para Matar (9º). David Lynch está na 8ª posição, com Veludo Azul.

Nas categorias seguintes, os escolhidos foram: O Mágico de Oz (Victor Fleming - fantasia); Branca de Neve e os Sete Anões (David Hand - animação); Lawrence da Arábia (David Lean - épico); Touro Indomável (Martin Scoresese - esportes); O Sol é Para Todos (Robert Mulligan - drama com enredo envolvendo tribunais); 2001: Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubric - ficção científica); e Luzes da Cidade (Charles Chaplin - comédia romântica).

Conheça a lista completa no site oficial da AFI.