Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney toca bateria em Concrete and Gold, novo disco do Foo Fighters

O Beatle, no entanto, não é a colaboração “secreta” que Dave Grohl havia anunciado

Rolling Stone EUA Publicado em 03/08/2017, às 10h39 - Atualizado às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney também subiu ao palco para receber prêmio de Melhor Música de Rock por "Cut Me Some Slack", parceria com Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear, do Nirvana. - Matt Sayles / AP
Paul McCartney também subiu ao palco para receber prêmio de Melhor Música de Rock por "Cut Me Some Slack", parceria com Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear, do Nirvana. - Matt Sayles / AP

O Foo Fighters recrutou Paul McCartney para tocar bateria em uma das faixas do próximo LP da banda, Concrete and Gold, o nono da carreira. Em uma nova entrevista ao ET Canada, em que Dave Grohl chamou o Beatle de “o cara mais incrível do mundo”, o grupo detalhou como a colaboração aconteceu.

“Ele nem havia escutado a música”, disse um dos integrantes do sexteto. “Ele chegou e Dave pegou um violão e mostrou para ele bem rápido. Ele se sentou na bateria que o técnico dele trouxe para ele. Eu sentei ali com uma baqueta, conduzindo. Ele fez dois takes.”

McCartney já colaborou com Grohl e dois integrantes sobreviventes do Nirvana (o baixista Krist Novoselic e o atual guitarrista do Foo Fighters Pat Smear) em “Cut Me Some Slack”, uma música autoral gravada para o filme de Grohl de 2013, Sound City.ee

Grohl esclareceu que McCartney não é a “estrela pop” surpresa sobre quem o Foo Fighters tem falado há mais de um mês. Em junho, o cantor disse à BBC Radio 1, “[Ele ou ela] faz vocais de apoio em uma das mais pesadas músicas do disco”, disse Grohl. “E nós não vamos dizer a ninguém de quem se trata.”

O músico se recusou a revelar o nome do (a) megastar quando falou com a Rolling Stone EUA, mas ele deu algumas dicas, inclusive reconsiderando o comentário sobre se tratar de um (uma) “popstar”, feito por ele anteriormente. “Esta pessoa é, eu acho, mais importante que isso”, disse, referindo-se à alcunha.

LEIA TAMBÉM

Ouça e assista ao clipe de “Run”, single do próximo disco do Foo Fighters

The Colour and The Shape, segundo álbum do Foo Fighters, completa 20 anos em 2017

[Lista] Acompanhante de luxo: as mais emblemáticas parcerias de Dave Grohl

“Estava meio que perto do fim do álbum e esta pessoa apareceu, dizendo: ‘Cara, adoraria cantar no álbum’ de vocês”, contou Grohl. “Olhei para [o produtor] Greg [Kurstin] e disse: ‘Beleza, vem aqui amanhã e vamos ver algo para você’. Então, achamos uma parte de vocal de apoio para esta pessoa cantar e decidimos que iríamos fazer disso o nosso segredinho – e ver se alguém consegue descobrir.”

Grohl negou os rumores de que Adele ou Taylor Swift seriam a estrela pop em questão. Ele deu a dica de que havia entrado em contato com essa pessoa para discutir uma aparição na próxima temporada de Sonic Highways, série documental de Grohl na HBO.

“Eu ficaria realizado se alguém conseguisse descobrir”, disse. “Mas foi ótimo e esta pessoa está por aí há um bom tempo. Acho que a encontrei algumas vezes, mas nunca passei um tempo com ela – e nos divertimos muito juntos. Foi divertido para cacete. E [ele ou ela] é muito talentoso (a), mais do que eu imaginava. Mas, claro, eu falei demais; agora tenho que responder a isso toda vez que pego o telefone e fico tipo: ‘Porra! Não deveria ter dito nada’.”

Grohl já havia revelado outras parcerias em Concrete and Gold, incluindo Inara George, do The Bird and the Bee, o saxofonista Dave Koz, Alison Mosshart, do The Kills, e Shawn Stockman, do Boys II Men.

“[Concrete and Gold] é o nosso disco que me deixou mais ansioso para quando as pessoas ouvirem”, Grohl comentou, em entrevista recente. O baterista Taylor Hawkins acrescentou: “Toda vez que começamos um disco, Dave diz: ‘Precisamos fazer algo estranho neste álbum’. E depois nós sempre recuamos um pouco e falamos: ‘Vamos apenas fazer um bom disco de rock and roll’. Este é um álbum estranho.”

Concrete and Gold, com lançamento marcado para 15 de setembro, inclui as faixas “The Sky is a Neighborhood” e “La Dee Da”, músicas que foram recentemente apresentadas ao vivo pelo grupo. Além delas, o Foo Fighters também já tocou “Sunday Rain” e “Dirty Water”, entre outras, em shows espalhados pelo mundo.

O LP, no qual a banda trabalhou com o produtor Greg Kurstin (Adele, Tegan and Sara), conta com “Run” (ouça abaixo), primeiro e único single oficialmente revelado do trabalho, que ganhou vida no início de junho, junto a um clipe, dirigido por Grohl. Nono disco de estúdio do Foo Fighters, Concrete and Gold sucede Sonic Highways, que foi lançado em 2014, acompanhado pela série homônima da HBO.

Capa e tracklist de Concrete and Gold

1 - “T-Shirt”

2 - “Run”

3 - “Make It Right”

4 - “The Sky Is a Neighborhood”

5 - “La Dee Da”

6 - “Dirty Water”

7 - “Arrows”

8 - “Happy Ever After (Zero Hour)”

9 - “Sunday Rain”

10 - “The Line”

11 - “Concrete and Gold”