Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul Thomas Anderson e guitarrista do Radiohead revelam trailer de documentário em parceria

Junun traz Jonny Greenwood, Nigel Godrich e compositor israelita tocando com músicos indianos

Rolling Stone EUA Publicado em 09/10/2015, às 11h48 - Atualizado às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, em trailer do documentário <i>Junun</i> - Reprodução/Vídeo
Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, em trailer do documentário <i>Junun</i> - Reprodução/Vídeo

O guitarrista do Radiohead Jonny Greenwood, o produtor Nigel Godrich e o compositor israelita Shye Ben Tzur viajaram a Rajastão, no noroeste da Índia, para gravar ao lado de músicos locais. O resultado das sessões que duraram um mês é Junun, documentário de Paul Thomas Anderson que captura o trabalho em conjunto.

Dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.

No vídeo, que revela uma prévia do longa, Greenwood, Ben Tzur e diversos músicos aparecem trabalhando o “junun” – equivalente hindu para “mania” ou “loucura do amor” – em pleno Forte de Mehrangarh, que foi construído no século 15. O trailer ainda traz imagens urbanas, alguns pássaros voando, e apresenta as principais figuras do projeto.

Assista abaixo.

Após estrear no New York Film Festival na última quinta, 8, Junun tem a estreia mundial acontecendo esta sexta, 9, no MUBI.com. Uma “cinemateca online”, o MUBI é um serviço mundial de vídeo por demanda que visa os cinéfilos.

Vida Pop – O curioso caso do sumiço do rock.

“Somos grandes fãs do MUBI e queríamos fazer parte do que eles estão fazendo”, escreveu Anderson em comunicado. “Esperançosamente, as pessoas irão descobrir tanto a música que tem sido feita por Shye e Jonny quanto um ótimo local para assistir a filmes.”

As sessões de gravações deles que entraram em Junun aconteceram no primeiro semestre de 2015. “Foi incrível, realmente, trabalhar com músicos indianos. Eles têm um tipo de energia e entusiasmo por música diferentes”, disse Greenwood ao The Guardian, sobre o projeto.

Como a banda mais experimental da música atual aprendeu a fazer rock novamente.

Anderson e Greenwood colaboraram pela primeira vez em 2007, quando o guitarrista do Radiohead criou a trilha sonora para o filme indicado ao Oscar Sangue Negro. Greenwood posteriormente fez músicas originais para os dois filmes seguintes de Anderson, O Mestre (2012) e Vício Inerente (2014), com o último deles trazendo uma faixa inédita, regravada, do Radiohead, “Spooks”.