Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pink Floyd lança EP de raridades 1965: Their First Recordings

Seis faixas gravadas antes de The Piper at the Gates of Dawn saíram em vinil de edição limitada

Rolling Stone EUA Publicado em 03/12/2015, às 15h39 - Atualizado às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A formação original do Pink Floyd com Waters, Mason, Barrett e Wright (à partir da esq.) em uma entrevista coletiva à imprensa em Londres, em março de 1967 - JEFF ALLEN/CACHE AGENCY
A formação original do Pink Floyd com Waters, Mason, Barrett e Wright (à partir da esq.) em uma entrevista coletiva à imprensa em Londres, em março de 1967 - JEFF ALLEN/CACHE AGENCY

Entre as exclusividades especiais da Black Friday do Record Store Day, o Pink Floyd quietamente lançou uma edição limitada do EP de seis faixas intitulado 1965 – Their First Recordings.

Galeria: as 10 melhores capas de discos de todos os tempos.

A coletânea, gravada anteriormente ao seminal disco do grupo, The Piper at the Gates of Dawn, de 1967, traz Syd Barrett, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright ao lado do então guitarrista Rado Klose, colega de classe de Waters e Barrett. As seis músicas do EP foram gravadas quando a banda ainda era conhecida por nomes como Sigma 6 e Abdabs.

O Pink Floyd confirmou que o EP é um lançamento oficial na última terça, 1º. “Para marcar os 50 anos de quando as faixas foram gravadas, o Pink Floyd lançou uma edição limitada de dois singles de sete polegadas contendo as primeiras gravações do grupo”, disse a banda britânica em comunicado.

David Gilmour e Roger Waters e a frágil colaboração por trás de The Dark Side of the Moon.

Para os fãs fora do Reino Unido que não tiveram oportunidade de comprar uma das mil cópias do EP – que trouxeram um design de capa inspirado por uma foto do diretor criativo da Hipgnosis, Aubrey Powell –, a banda prometeu que eles “esperavam disponibilizar as faixas em algum formato físico até o fim do ano.”

Entre as seis faixas permeadas de R&B, quatro são composições de Barrett (“Remember Me”, “Lucy Leave”, “Double O Bo” e “Butterfly”), uma (“Walk With Me Sydney”) é uma das primeiras composições de Waters. “Walk With Me Sydney”, à propósito, traz vocais de Juliette Gale, que viria a ser esposa de Wight. Andy Jackson (Tube Mastering) e Ray Staff (AIR Studios) masterizaram as fitas originais para 1965.