Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pink Floyd mostra trecho de música inédita; assista ao teaser do novo disco

Vídeo de 30 segundos mostra prévia do material que estará em The Endless River

Redação Publicado em 25/09/2014, às 12h31 - Atualizado às 16h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pink Floyd - <i>The Endless River</i> - Reprodução
Pink Floyd - <i>The Endless River</i> - Reprodução

O Pink Floyd não quer deixar os fãs esperando ainda mais. A banda, que está trabalhando na divulgação de The Endless River - o primeiro álbum do grupo em 20 anos, mostrou um trecho de 30 segundos de uma música inédita.

David Gilmour e Roger Waters revelam por que a frágil colaboração por trás de The Dark Side of the Moon, a obra-prima do Pink Floyd, estava fadada a se desmanchar.

O mais recente vídeo teaser do Pink Floyd mostra a inconfundível guitarra de David Gilmour, desenhando linhas imaginárias e reavivando a memória afetiva daqueles acostumados com as viagens sonoras do grupo.

No início da semana, a banda revelou a capa de The Endless River, o primeiro desde The Division Bell (1994). Além do nome do grupo inglês e do álbum, a imagem mostra um homem em cima de um barco, remando em meio a nuvens em direção ao sol. The Endless River chega às lojas em 10 de novembro. Veja na imagem acima.

Ouça o teaser :

De acordo com um comunicado oficial enviado pelo Floyd, The Endless River é um “álbum instrumental de quatro partes”, entretanto uma faixa, “Louder Than Words”, tem letras compostas pela esposa de David Gilmour, Polly Samson. O disco tem produção de Gilmour, Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson, e já está disponível para pré-venda.

O projeto começou com Gilmour e o baterista do Pink Floyd Nick Mason remexendo em músicas que eles gravaram com o tecladista Rick Wright (que morreu em 2008) durante as sessões de The Division Bell. “Ouvimos mais de 20 de horas de gravações e selecionamos as músicas com as quais queríamos trabalhar em um novo álbum”, diz Gilmour em comunicado.

Veja dez grandes capas de discos criadas por Storm Thorgerson; como Dark Side of The Moon.

Ele acrescentou: “Ao longo do último ano, adicionamos partes novas, regravamos outras e usamos novas tecnologias de estúdio para fazer um disco do Pink Floyd no século 21. Como Rick se foi – e com ele a chance de fazer isso novamente - parecia justo que essas faixas revisitadas e retrabalhadas fossem disponibilizadas como parte do nosso catálogo”.

Mason acrescenta: “The Endless River é um tributo a Rick. Acho que esse disco é uma boa maneira de reconhecer muito do que ele fez e como o jeito que ele tocava era o coração do som do Pink Floyd. Ouvir aquelas sessões me deu a sensação real do quão especial ele era como músico”.

Roger Waters: 10 clássicos da carreira solo e do Pink Floyd.

O Pink Floyd se separou em 1994 ao fim da turnê mundial de divulgação do álbum The Division Bell. Eles reuniram-se com Roger Waters para um show de quatro músicas no Live 8, em 2005. No ano seguinte, Gilmour saiu em turnê solo com Richard Wright nos teclados. Na mesma época, Waters tocou em alguns shows ao lado de Mason.

Waters, Gilmour e Mason reuniram-se novamente em 2011 para o show The Wall Live, em Londres, mas têm desconversado seguidamente sobre uma possível turnê. Waters não está envolvido de nenhuma forma com The Endless River e a banda ainda não demonstrou interesse em divulgar o disco com apresentações ao vivo.

O guia definitivo da Rolling Stone Brasil para a história, a obra e as loucuras da banda mais ambiciosa do rock and roll, o Pink Floyd.

Tracklist de The Endless River:

Lado 1

1 – “Things Left Unsaid”

2 – “It’s What We Do”

3 – “Ebb and Flow”

Lado 2

1 – “Sum”

2 – “Skins”

3 – “Unsung”

4 – “Anisina”

Lado 3

1 – “The Lost Art of Conversation”

2 – “On Noodle Street”

3 – “Night Light”

4 – “Allons-y (1)”

5 – “Autumn’68”

6 – “Allons-y (2)”

7 – “Talkin’ Hawkin'”

Lado 4

1 – “Calling”

2 – “Eyes To Pearls”

3 – “Surfacing”

4 – “Louder Than Words”