Pink Floyd revela nova música e anuncia que The Endless River será o último disco da banda

Ouça “Louder Than Words”, cujos versos foram escritos pela esposa de David Gilmour, Polly Samson

Rolling Stone EUA Publicado em 09/10/2014, às 15h31 - Atualizado às 17h21

Nick Mason, David Gilmour e Rick Wright, do Pink Floyd

Ver Galeria
(6 imagens)

O Pink Floyd revelou a primeira música completa do novo disco, The Endless River – o primeiro da banda em vinte anos. A faixa, intitulada “Louder Than Words”, foi lançada no Reino Unido e as notas de abertura – sinos de Igreja tocando – lembram os sons derradeiros de “High Hopes”, de The Division Bell. “We bitch and we fight / Diss each other on sight / But this thing we do’, canta Gilmour – com uma voz que parece não ter mudado desde 1994 –, em meio a uma atmosfera que remete ao clássico “Hey You”.

Dez aguardados discos internacionais que serão lançados ainda em 2014.

“With world weary grace /We’ve taken our places /We could curse it or nurse it or give it a name /Louder than words /this thing that we do”, canta a banda. Por volta de 3min30, Gilmour dá início a um solo de guitarra tradicional dele no Pink Floyd – possivelmente pela última vez (leia mais abaixo). “[A compositora] Polly [Samson] escreveu a letra de ‘Louder Than Words’ para expressar que havia algo mágico na música que nós três fazíamos juntos. Um fluxo mágico que é sintetizado, se você gostar, pelas frases ‘Louder Than Words’”, diz Gilmour sobre a faixa.

David Gilmour e Roger Waters revelam por que a frágil colaboração por trás de The Dark Side of the Moon, a obra-prima do Pink Floyd, estava fadada a se desmanchar.

“Este é um dos pedaços de música que parece juntar claramente a ideia para uma canção e Polly veio com a ideia para ‘Louder Than Words’ como algo que descreve o que atingimos quando fazemos o tipo de música que fazemos” acrescenta o guitarrista. “Nem eu nem Rick somos pessoais verbais e, então, Polly estava pensando que era muito apropriado para nós expressarmos o que sentimos pela música. Ela está nos ajudando a descrever isso com palavras também”.

Ouça “Louder Than Words” abaixo.

“É uma pena, mas é o fim”

The Endless River, o primeiro disco do Pink Floyd desde The Division Bell (1994), será também o último da banda, como confirma David Gilmour. “Creio que comandamos com sucesso o melhor que há. Suspeito isso”, diz Gilmour sobre o futuro do Pink Floyd. Em entrevista à BBC 6 Music, Gilmour acrescenta: “É uma pena, mas é o fim”. The Endless River chega às lojas em 10 de novembro.

Veja dez grandes capas de discos criadas por Storm Thorgerson; como Dark Side of The Moon.

The Endless River é um fluxo contínuo de música que cresce gradualmente por quatro partes separadas durante 55 minutos”, diz o guitarrista. “Há, de certa forma, uma continuação do álbum Division Bell, sendo a última frase de Division Bell ‘the endless river’ – ‘the endless river forever and ever’ no fim da canção ‘High Hopes’”. Para o lançamento, Gilmour e o baterista Nick Mason revisitaram e retrabalharam no que sobrou das sessões de estúdio de Division Bell como forma de homenagear o tecladista Rick Wright, que morreu em 2008.

“O único conceito é o conceito de eu, Rick e Nick estarmos tocando juntos da maneira que fizemos no passado, mas esquecemos que fizemos, e foi instantaneamente familiar”, diz Gilmour. Mason acrescenta, “Acho que Rick ficaria animado. Penso que este disco é uma boa maneira de reconhecer a dimensão do que ele fez. O elemento mais significativo foi, sinceramente, ouvir o que Rick fez, porque, ter perdido Rick, lembrou-nos do quão especial ele era como músico”.

Roger Waters: 10 clássicos da carreira solo e do Pink Floyd.

The Endless River ainda traz contribuições do físico Stephen Hawking, cuja “voz” aparece na faixa “Talkin’ Hawkin’” duas décadas depois de ele ter falado em “Keep Talkin’”, de Division Bell, além das composições de Anthony Moore e Samson. O quarteto de cordas Escala também aparece em “Louder Than Words”. Phil Manzanera, guitarrista do Roxy Music, ajudou a produzir o álbum enquanto o cofundador do Pink Floyd, Roger Waters, recentemente foi ao Facebook reafirmar que ele não estava envolvido com o projeto.

Assista ao vídeo abaixo.

Ouça abaixo os teasers com prévias de músicas de The Endless River já divulgados pela banda.

Tracklist de The Endless River:

Lado 1

1 – “Things Left Unsaid”

2 – “It’s What We Do”

3 – “Ebb and Flow”

Lado 2

1 – “Sum”

2 – “Skins”

3 – “Unsung”

4 – “Anisina”

Lado 3

1 – “The Lost Art of Conversation”

2 – “On Noodle Street”

3 – “Night Light”

4 – “Allons-y (1)”

5 – “Autumn’68”

6 – “Allons-y (2)”

7 – “Talkin’ Hawkin'”

Lado 4

1 – “Calling”

2 – “Eyes To Pearls”

3 – “Surfacing”

4 – “Louder Than Words”