Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Planet Hemp será tema de livro biográfico a ser lançado em 2018

Anúncio coincide com os 20 anos da histórica ocasião em que a banda foi presa em Brasília, acusada de fazer apologia à maconha

Redação Publicado em 07/11/2017, às 19h31 - Atualizado em 10/11/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>NO COMEÇO</b> Skunk (o primeiro a esq.), com o Planet Hemp - Divulgação
<b>NO COMEÇO</b> Skunk (o primeiro a esq.), com o Planet Hemp - Divulgação

A trajetória do Planet Hemp será explorada em um novo livro biográfico, programado para chegar às prateleiras das livrarias ainda no primeiro semestre de 2018.

O anúncio da biografia acontece quando se completam 20 anos do histórico dia (9 de novembro de 1997) em que a banda carioca foi presa, durante um show em Brasília, acusada de fazer apologia ao uso de maconha. A prisão do Planet Hemp, àquela altura, transformou-se em um marco na luta pela liberdade de expressão e teve vasta repercussão pelo país.

O novo livro será assinado pelo jornalista e escritor Pedro de Luna e será publicado pela editora gaúcha Belas Letras. “O livro vem num momento apropriado, em que a caça às bruxas voltou, e os setores mais conservadores da sociedade tentam censurar a liberdade de expressão”, diz o autor da obra, em comunicado divulgado à imprensa.

A biografia do Planet Hemp ainda não tem título, mas conta com depoimentos exclusivos de integrantes (entre eles Marcelo D2 e BNegão), ex-integrantes (como Black Alien), membros da equipe, outros músicos com quem trabalharam, figuras do mercado e da imprensa, entre outros. O livro ainda traz cartazes, flyers, clipagens de revistas e jornais, credenciais, colagens, artes oficiais dos discos e singles promocionais.

O livro narra a formação do grupo e o lançamento do primeiro disco, Usuário, com foco especial no período entre 1995 e 2002, antes da primeira pausa nas atividades. De certa forma, a obra se relaciona com o filme biográfico Legalize Já, com previsão de lançamento para ainda este ano e que narra a gênese do Planet Hemp a partir da amizade entre Skunk – falecido integrante fundador do grupo – e Marcelo D2.