Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual filme de fantasia foi eleito o melhor de todos os tempos: Star Wars ou O Senhor dos Anéis?

Ambas as sagas são consideradas um clássico mundo afora

Redação Publicado em 11/03/2020, às 08h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Darth Vader em Star Wars e Frodo e Sam em cena de Senhor dos Anéis (Foto: Reprodução/Lucasfilm/New Line Productions)
Darth Vader em Star Wars e Frodo e Sam em cena de Senhor dos Anéis (Foto: Reprodução/Lucasfilm/New Line Productions)

Quando se fala de filmes de fantasia, os primeiros que vêm à cabeça são Star Wars e Senhor dos Anéis, que ganharam Oscar e são considerados clássicos do cinema hollywoodiano. No entanto, sempre existe a discussão de qual dos dois é o melhor.

Então, veja abaixo quais são os melhores filmes de fantasia de todos os tempos, de acordo com a classificação do IMDb, como lembrado pelo Screen Rant

+++LEIA MAIS: 3 personagens de Friends que evoluíram como pessoa - e 3 que não conseguiram [LISTA]

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977): 8,6 

Por mais que Star Wars tenha uma série enorme de filmes, nenhum é tão icônico quanto Uma Nova Esperança.

O longa fez sucesso e conquistou todo mundo mesmo com uma trama simples, na qual a Princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança ainda levou seis Oscars, de Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Efeitos Especiais, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.


À Espera de um Milagre (1999): 8,6

Um dos filmes mais queridos dos anos 1990, À Espera de um Milagre conta a história de um carcereiro que passa a ter um relacionamento incomum e comovente com um preso que está no corredor na morte: Coffey, condenado por ter matado brutalmente duas criança. Com o passar do tempo, o carcereiro aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares mais inesperados.

O filme foi indicado a quatro Oscars, Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som, mas não ganhou em nenhuma.

À Espera de um Milagre é bastante elogiado por ser interessante e poderoso.


A Viagem de Chihiro (2001): 8,6

A Viagem de Chihiro, do Studio Ghibli, é considerada uma das animações de todos os tempos.

A trama do filme mostra Chihiro e seus pais de mudança para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. 

A crítica elogia A Viagem de Chihiro por ter visuais estonteantes, tom sombrio e tensão complexa. O filme é a única animação japonesa a levar o Oscar de Melhor Animação para casa.


Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980): 8,7

A sequência de Uma Nova Esperança chegou aos cinemas com tudo e impactou os espectadores, cheio de cenas que marcaram o cinema.

Por mais que as críticas ao filme tivessem sido divididas, a história criativa e o poder de blockbuster de O Império Contra-Ataca se sustentam. O longa levou o Oscar de Melhor Som e ganhou um prêmio especial de efeitos especiais.

No filme, Yoda treina Luke Skywalker para ser um cavaleiro Jedi. Han Solo corteja a Princesa Leia enquanto Darth Vader retorna para combater as forças rebeldes que tentam salvar a galáxia.


O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002): 8,7

A narrativa emocionante e atuações impecáveis, As Duas Torresconquistou o público e a crítica, tanto que ganhou duas categorias no Oscar, de Melhor Edição de Som e Melhor Efeitos Visuais.

A história do filme se passa após a captura de Merry e Pippy pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Frodo e Sam seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o anel e descobrem que estão sendo perseguidos pelo misterioso Gollum.


O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001): 8,8

Antes de chegar aos cinemas, A Sociedade do Anel vinha cercado de expectativas pelos fãs dos livros de Senhor dos Anéis, e conseguiu superar isso.

A história todo mundo conhece, um hobbit chamado Frodo recebe de presente de seu tio, Bilbo, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. 

Assim como As Duas Torres, A Sociedade do Anel arrasou nas categorias técnicas do Oscar, e levou Melhor Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Efeitos Visuais.


O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003): 8,9

Sim, o top 3 melhores filmes de fantasia de acordo com o IMDb só tem Senhor dos Anéis.

O Retorno do Rei é considerado por muitos o melhor da trilogia, tanto que levou todos os 11 Oscars aos quais foi indicado, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, entre outros.

No longa, o confronto final entre as forças do bem e do mal que lutam pelo controle do futuro da Terra Média se aproxima. Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência.

Enquanto isso, Frodo, Sam e Gollum seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição para destruir o anel.


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA