Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quem está preparado?

Angústia de menino envolvido em crime acidental guia Paranoid Park, exibido na Mostra de SP

Por Carolina Requena Publicado em 29/10/2007, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabe Nevins é o protagonista de <i>Paranoid Park</i> - Divulgação
Gabe Nevins é o protagonista de <i>Paranoid Park</i> - Divulgação

Jared convida seu amigo Alex (Gabe Nevins) para ir andar de skate em Paranoid Park, pista famosa por reunir skatistas destemidos. Alex se vira para Jared e reluta: "Cara, acho que não estou preparado para o Paranoid Park". O amigo, de volta, decreta: "Ninguém nunca está preparado para o Paranoid Park". E eles vão. E lá encontram um ambiente desafiador, tanto do ponto de vista do esporte quanto da convivência - há ali tipos que representam uma liberdade que Alex jamais havia experimentado.

Este é o ponto de partida da trama de Paranoid Park, novo filme de Gus Van Sant, cineasta norte-americano que assina obras aclamadas sobre a juventude (Elefante e Last Days). O filme é exibido na Mostra de Cinema de SP nesta sexta, 26, no sábado, 27, e na próxima terça, 30 (horários abaixo).

Uma fatalidade ocorrida nos arredores do Paranoid Park, no entanto, vai alterar os sentimentos de Alex, e os espectadores passam então a compartilhar da tensão que acompanha o garoto em seus passeios de skate, no banho, nas conversas distantes com os pais e nos interrogatórios de um investigador de polícia.

A mesma sutileza dedicada à reflexão sobre a alteração irremediável da vida por uma tragédia incidental comanda as câmeras por trás das manobras de skate etéreas apresentadas por Gus Van Sant à sugestão do diretor de fotografia do filme, Christopher Doyle. Paranoid Park recebeu um prêmio especial do júri no último Festival de Cannes.

Paranoid Park, de Gus Van Sant

Sexta, 26/10, às 22h40

Reserva Cultural 1 - Av. Paulista, 900. Informações: 11 3287-3529

Sábado, 27/10, às 23h20

Unibanco Arteplex 1 - R. Frei Caneca, 569, 3º piso. Informações: 11 3472-2365

Terça, 30/10, às 17h10

Espaço Unibanco 3 - Rua Augusta, 1.470. Informações: 11 3288-6780