Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quinze documentários disputam vaga no Oscar

Academia faz triagem e retira 79 produções da briga final por uma das cinco indicações

Da redação Publicado em 18/11/2008, às 16h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A Academia de Artes Cinematográficas e Ciências divulgou nesta terça uma lista dos quinze filmes que disputam indicações - cinco ao todo - na categoria de melhor documentário na edição de 2009 do Oscar.

Entre as produções selecionadas estão They Killed Sister Dorothy, sobre o assassinato da missionária Dorothy Stang no estado brasileiro do Pará; Trouble the Water, que fala da devastação do furacão Katrina em Nova Orleans e Glass: A Portrait of Philip in Twelve Parts, documentário sobre o compositor Philip Glass, autor de trilhas sonoras de filmes como As Horas e a trilogia Qatsi (de Godfrey Reggio).

A lista de todos indicados ao Oscar 2009 será revelada em 22 de janeiro, exatamente um mês antes da cerimônia de premiação, que mais uma vez acontecerá no Kodak Theatre, em Hollywood.

Neste ano, o documentário vencedor do Oscar foi Um Táxi para a Escuridão, sobre o assassinato de um taxista afegão e sobre processos de tortura norte-americanos no Oriente Médio.

Veja abaixo os quinze concorrentes às vagas na disputa de melhor documentário:

At the Death House Door

The Betrayal (Nerakhoon)

Blessed Is the Match: The Life and Death of Hannah Senesh

Encounters at the End of the World

Fuel

The Garden

Glass: A Portrait of Philip in Twelve Parts

I.O.U.S.A.

In a Dream

Made in America

Man on Wire

Pray the Devil Back to Hell

Standard Operating Procedure

They Killed Sister Dorothy

Trouble the Water