Radiohead processa Lana Del Rey por causa das semelhanças de uma faixa com “Creep”

“Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada por “Creep”, o Radiohead acha que foi, e quer 100% [dos direitos] de publicação", diz
  • Imprimir
lana yorke
Divulgação
por Rolling Stone EUA
8 de Jan. de 2018 às 11:59

Especulações já circulavam a internet sobre um suposto processo envolvendo a banda Radiohead e a cantora Lana Del Rey. A banda, liderada por Thom Yorke, estaria processando a cantora por plagiar “Creep” na faixa “Get Free”, presente no álbum Lust for Life, que Lana lançou em julho de 2017.

No último domingo, 7, a cantora confirmou os boatos no Twitter, dizendo que “apesar de eu saber que minha música não foi inspirada por “Creep”, o Radiohead acha que foi, e quer 100% [dos direitos] de publicação. Eu ofereci 40% ao longo dos últimos meses, mas eles só aceitam 100%. O advogado da banda tem sido persistente, então resolveremos a questão no tribunal.”

O curioso é que a própria banda que levantou a acusação já passou por uma situação similar, quando foi processada pelos músicos Albert Hammond e Mike Hazlewood por plagiar “The Air That I Breathe”, da banda The Hollies, na própria faixa “Creep”. O Radiohead admitiu as semelhanças entre a melodia e a estrutura dos acordes das duas músicas e concordou em adicionar o nome dos dois compositores aos créditos.

Compare abaixo “Get Free”, “Creep” e “The Air That I Breathe”.

Recomendadas