Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rage Against The Machine promove reconciliação de gerações

Banda de Zack de La Rocha fecha primeira noite do Reading Festival agradando seus órfãos e conquistando novos sedentos de protesto

Por Márcio Cruz, da Inglaterra Publicado em 23/08/2008, às 18h39 - Atualizado em 27/08/2008, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zack de La Rocha em frente à estrela do RATM - Divulgação
Zack de La Rocha em frente à estrela do RATM - Divulgação

Diferentemente do show do Queens of the Stone Age, que antecedeu a apresentação do Rage Against the Machine com o sistema de som baixo e um público contido, poucos não comentavam ter assistido ao show de suas vidas depois da apresentação da banda liderada por Zack de la Rocha nesta sexta-feira, 22.

Depois do relevante intervalo em sua carreira - entre 2000 e 2007 - que dividiu os fãs entre velhos (ou "órfãos") e novos (estarrecidos com acontecimentos como o 11 de setembro, as guerras dos Afeganistão e Iraque e as violações dos direitos humanos em Guantanamo), a banda provou que segue expoente da música contemporânea.

O rock havia perdido seu melhor combatente. Mas a enorme estrela vermelha no centro do palco reforçou o retorno da banda a solo britânico - em julho, o Rage se apresentou na Escócia, no festival T in the Park.

Hipnotizados pelos riffs da guitarra justiceira de Tom Morello, o RATM comoveu os fãs e conquistou outros com um show de mais de uma hora e meia de duração e que dificilmente poderá ser batido por qualquer outra atração desta edição do Reading (o desafio fica para o Metallica, que fecha o festival neste domingo).

Quem se deixou levar pelas ondas de força dos descamisados teve mais sorte. Em pouco tempo era possível estar a menos de dois metros da garganta de Zack de La Rocha. "Killing in the Name", "Testify", "A Bullet In Your Head" e "Wake Up" eram resgatadas da memória da guerrilha do rock com força suficiente para indicar que a estrela no fundo do palco estava mais para uma referência comunista do que para a logomarca da Converse. Veja o setlist:

'Bombtrack'

'Testify'

'Bulls On Parade'

'People Of The Sun'

'Know Your Enemy'

'Bullet In Your Head'

'Born Of A Broken Man'

'Guerrilla Radio'

'Ashes In The Fall'

'Calm Like A Bomb'

'Sleep Now'

'Wake Up'

'Freedom'

'Killing In The Name'