Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rashid conclui ciclo na carreira com mixtape Confundindo os Sábios

Rapper paulistano lança novo trabalho e já pensa em fazer primeiro álbum de estúdio

Lucas Reginato Publicado em 18/11/2013, às 16h38 - Atualizado às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rashid - Marcelo Palhais / Divulgação
Rashid - Marcelo Palhais / Divulgação

Está na Bíblia, em Coríntios: “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”. A passagem serviu da inspiração para Rashid, que percebeu as relações entre o trecho e o hip-hop ao batizar sua nova mixtape, Confundindo os Sábios.

“Ouvi esse versículo há muito tempo, e tem um rap que diz isso. É um bagulho com a qual sempre me identifiquei, porque eu acho que tem tudo a ver, não só com o rap, mas com o funk, com o samba e com todo movimento que é desacreditado de alguma forma”, explica Rashid, que revela também o sentido pessoal do título: “Ninguém acreditou que eu pudesse fazer alguma coisa, e nem eu mesmo, então de certa forma estou confundindo os sábios”.

“Acho que o rap confunde os sábios”, continua, e descreve os sábios como “nada mais do que aqueles que se julgam mais sábios do que os outros, que julgam o que é cultura e o que é subcultura”.

Confundindo os Sábios é a terceira mixtape da carreira de Rashid, que lembra como se aproximou do hip-hop. “Eu desenhava. Entrei no hip-hop por causa do grafite”, conta. “Comecei a escrever paralelamente, e aí virou uma meta muito distante, sem compromisso nenhum de virar alguma coisa, só queria escrever.”

O trabalho reúne parcerias do rapper paulistano com diversos produtores – velhos e novos conhecidos. O primeiro single, “Virando a Mesa”, foi feita com Coyote, de Belo Horizonte, que assina também a faixa-título, que tem ainda participação de Emicida. “Foi um dos talentos que eu conheci nesse meio tempo e veio muito a calhar, porque tem um estilo diferente e ia somar nesse trabalho novo”, relata Rashid. Já a faixa “Polícia e Ladrão” quem assina é DJ Zala: “Ele fez uma pegada de funk carioca mesmo, mas tem um sample melancólico. Achei muito louca a combinação dessa melancolia com o pancadão, que normalmente está ligado a festa”.

Mas Rashid admite que o “claro sinal de que o trabalho foi bem feito” é dado mesmo apenas nos shows, quando vê a resposta do público. “Você lançar um som e duas semanas depois o pessoal acompanhar é muito gratificante. Tem um pouco da democracia da internet, que faz a parada ser maximizada, e a identificação das pessoas”, conta o rapper que agora, depois de três mixtapes, vê a própria consolidação como garantia para um passo maior na carreira.

“Eu tinha assumido o compromisso de lançar um trampo por ano desde 2010 porque eu acho que faz parte do ‘começar’”, afirma. “Acredito que esse ciclo tenha se encerrado agora, com essa mixtape. O plano era esse - lançar essa mixtape e medir as reais possibilidades de o próximo trampo ser um álbum.”

Mesmo que a nova mixtape seja ainda recém-lançada, Rashid já planeja um álbum de estúdio, com “um processo mais minucioso de produção” e “mais instrumentos, mais liberdade para criar tudo – desde a composição aos instrumentais”. Os planos revelam a sobriedade de um rapper ainda jovem, que calcula os passos para construir uma promissora carreira.