Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Recém-anunciado no Lollapalooza Brasil, Smashing Pumpkins revela nova faixa; ouça

“Tiberius” é a terceira música de Monuments to an Elegy a ser divulgada; disco chega às lojas em dezembro

Redação Publicado em 17/11/2014, às 17h13 - Atualizado às 20h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billy Corgan, frontman do Smashing Pumpkins - Divulgação
Billy Corgan, frontman do Smashing Pumpkins - Divulgação

O próximo disco do Smashing Pumpkins, Monuments to an Elegy, chega às lojas no próximo dia 9 de dezembro. No último domingo, 16, a banda foi anunciada como uma das atrações principais da edição brasileira do festival Lollapalooza 2015. Nesta segunda, 17, foi a vez de Billy Corgan revelar uma música inédita do novo álbum, “Tiberius” – ouça abaixo.

Veja em que posição está Mellon Collie and the Infinite Sadness na lista dos 10 maiores álbuns duplos de todos os tempos.

A faixa é a terceira de Monuments to an Elegy a ser liberada pela banda. A primeira delas foi “Being Beige (World’s on Fire)”, seguida por “One and All”, divulgada há quase duas semanas (ouça as duas músicas aqui). Canção de abertura de Elegy, “Tiberius” é a mais melódica das três, sem deixar de lado, contudo, as guitarras distorcidas.

Estrela Solitária: A tristeza infinita e a redenção improvável de Billy Corgan.

Assim como as outras oito músicas do novo disco, “Tiberius” tem bateria tocada por Tommy Lee, do Mötley Crüe. Além de Monuments to an Elegy, o Smashing Pumpkins lançará o álbum Day for Night antes da vinda ao Brasil para o Lollapalooza.

Ouça “Tiberius” abaixo.

Novos discos do Smashing Pumpkins

O Pumpkins começou a trabalhar em Monuments to an Elegy e em outro disco, chamado Day for Night, este ano, com a intenção de lançá-los no começo de 2015. Monuments to an Elegy, entretanto, chega às lojas em 9 de dezembro deste ano e ganhará uma turnê mundial de divulgação.

Galeria: as 15 separações mais conturbadas do rock.

Os trabalhos são parte do projeto conceitual Teargarden by Kaleidyscope, um conjunto de álbuns, com 44 músicas, que teve início em 2010, com Songs for a Sailor, passou por Oceania, de 2012, e chegará ao fim com Day for Night – ainda sem data de lançamento.

“Àqueles que possam se interessar sobre a música: ‘guitarras, guitarras, guitarras e mais guitarras’”, escreveu Corgan em março, no site oficial da banda, sobre Elegy. “Mas mostrando um lado mais épico do que, digamos, grosseiramente metálico”. Ele também havia divulgado uma outra faixa do novo álbum, “Being Beige”, ouça abaixo.

O vocalista da banda contou no site como ocorreu a parceria com Tommy Lee, a qual ele chamou de “Supersonic Pumpkins”. “Há algumas semanas, eu mostrei a ideia a Tommy Lee, toquei para ele todas as canções nas quais trabalhei duro para finalizar e nós discutimos a maneira como chegaríamos a algo em comum no estúdio.”

Ouça versão acústica de “1979”, do Smashing Pumpkins.

“Isso explica a pressa de preparar os arranjos para ele poder encaixar a bateria e ainda nosso trabalho ter sido mantido com tanto 'segredo'. Então, nada nem ninguém poderia influenciar no processo”, seguiu. “Tommy toca bateria de maneira esmagadora, mas como muitos fãs sabem, nada é sem fundamento, já que ele tem um ouvido fantástico para música e brinca com as canções de um jeito que só aumenta a expectativa.”

Ele ainda concluiu: “Só consigo ouvir esse tipo de fenômeno com John Bonham, do Led Zeppelin: um fenômeno no qual baterias pesadas podem soar tenras e expressivas. Certamente uma boa companhia!”.

Tracklist de Monuments to an Elegy

1 – “Being Beige (World’s on Fire)”

2 – “Anti-hero”

3 – “Tiberius”

4 – “Run to Me”

5 – “One and All”

6 – “Drum and Fife”

7 – “Dorian”

8 – “Monuments”

9 – “Anaise”