Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Relembre: Paul McCartney tocou medley em tributo a John Lennon em 1990

Ex-beatle apresentou em sequência “Strawberry Fields Forever”, “Help!” e “Give Peace a Chance”

Rolling Stone EUA Publicado em 28/06/2015, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney em show no ano de 1990 - Tim Sharp/AP
Paul McCartney em show no ano de 1990 - Tim Sharp/AP

Paul McCartney estava na estrada por quase um ano quando a turnê dele de Flowers in the Dirt finalmente chegou a Liverpool em 28 junho de 1990. Aquela foi uma noite especial, já que McCartney tinha ficado completamente fora da estrada desde a turnê final do Wings, em 1979, e este era o primeiro show centrado em faixas dos Beatles.

As grandes parcerias de Paul McCartney no além-Lennon.

Uma multidão lotou a plateia do King’s Dock para assistir ao herói local e câmeras foram espalhadas para a produção de um especial para a televisão. O ano também marcava o 50º aniversário de John Lennon e McCartney queria fazer algo memorável para a ocasião especial.

“Muito foi dito sobre eu e John”, disse o ex-baixista dos Beatles à época. “E tínhamos barneys [equivalente britânico para brigas], muitas barneys. Gosto da ideia de deixar isso de lado tocando um pequeno tributo para ele.”

Galeria: as 12 músicas mais “esquisitas” de McCartney.

Ele esqueceu as diferenças tocando um longo medley que incluiu “Strawberry Fields Forever”, “Help!” e “Give Peace a Chance”. Foi a primeira vez em todos os tempos que ele tocou aquelas canções ao vivo, e ele as escolheu por serem faixas ligadas a Liverpool.

“Para mim, ‘Give Peace a Chance’ é uma das maiores declarações de John ao mundo”, disse McCartney. “Não estou tentando torná-lo em um santo, mas a Guerra do Vietnã ficou mais próxima de um fim com um milhão de pessoas cantando essa música na Casa Branca.”

Lembre como foi o show de Paul McCartney em 2014, no estádio do Palmeiras.

O tributo funcionou tão bem que Paul o manteve no setlist até o fim da turnê, um mês depois no Soldier Field, em Chicago. As músicas de John foram deixadas de lado nas turnês subsequentes dele, entretanto, quando voltou a Liverpool em 2008, ele chocou os fãs tocando “A Day in the Life” seguida por “Give Peace a Chance”.

Ele não havia cantado uma nota sequer da canção desde que ela foi gravada em 1967. “Give Peace a Chance”, de vez em quando, aparece nos setlists atualmente, ainda que agora ele se prenda a próprio tributo a Lennon, “Here Today”, em todo show, para honrar o antigo amigo e companheiro de banda.

Assista abaixo ao medley de 1990 com “Strawberry Fields Forever”, “Help!” and “Give Peace a Chance”.