Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Robin Thicke processa família de Marvin Gaye e Funkadelic para proteger o hit “Blurred Lines”

Ao lado de Pharrell Williams e TI, músico entrou com ação na justiça com efeito preventivo; ouça as versões e compare

Redação Publicado em 16/08/2013, às 12h54 - Atualizado às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robin Thicke - clipe "Blurred Lines" - Reprodução / Vídeo
Robin Thicke - clipe "Blurred Lines" - Reprodução / Vídeo

Dono de um dos hits mais quentes deste verão no hemisfério norte, nos Estados Unidos e Europa, o até então pouco conhecido Robin Thicke está se preparando para evitar que, junto com o sucesso, venham processos contra plágio.

VMA, da MTV, terá pela primeira vez prêmio para Melhor Música do Verão. Robin Thicke está entre os indicados.

Ao lado de Pharrell Williams e TI, coautores da faixa, o músico norte-americano entrou com um processo preventivo na justiça, segundo noticiou o The Hollywood Reporter, para evitar que a música “Blurred Lines” se torne um alvo da família de Marvin Gaye e da Bridgeport Music, detentora dos direitos das músicas da banda Funkadelic.

Thicke reclama no processo das alegações de similaridades entre a música que dá nome ao novo disco dele com “Got To Give It Up”, de Gaye, e “Sexy Ways”, do coletivo de funk. “Nós, que possuímos o maior respeito e admiração por Marvin Gaye e Funkadelic e seus legados, apresentamos esta ação com relutância diante de reivindicações adversas”, diz o documento entregue para a corte federal da Califórnia na última quinta-feira, 15. Ouça as três músicas no player abaixo.

O processo alega que a família de Gaye diz que “Blurred Lines” “soa” como “Got to Give It Up” e que “os familiares estão tentando manter o controle de todo um gênero, não de um trabalho específico”.

Já contra as alegações dos detentores dos direitos das músicas da banda Funkadelic, Thicke e companhia dizem que “não há similaridades entre a nossa composição com aquelas que os reclamantes alegam ter, não mais do que elementos musicais comuns”, diz o processo. “A parte queixosa criou um hit e o fez sem copiar o trabalho de ninguém.”

Ouça “Blurred Lines”:

E, na sequência, ouça “Got To Give It Up”, de Marvin Gaye:

Por fim, “Sexy Ways”, da banda Funkadelic: