Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rock in Rio 2017: The Who impressiona pelo vigor e Guns N’ Roses se estende por mais de 3 horas no sábado

Titãs, Incubus, Bomba Estéreo, Karol Conka e CeeLo Green também estiveram entre as atrações do penúltimo dia de festival

Anna Mota e Lucas Brêda, do Rio de Janeiro Publicado em 24/09/2017, às 06h10 - Atualizado às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Who no Rock in Rio - Marcos Hermes
The Who no Rock in Rio - Marcos Hermes

O público não se importou com o sol quente do Rio de Janeiro na hora de escolher como iria vestido para o penúltimo dia do Rock in Rio 2017. As camisetas pretas homenageando o Guns N’ Roses tomaram conta do local desde cedo, fazendo questão de mostrar por quem boa parte do público esperava na Cidade do Rock.

E, se era Guns N’ Roses o que queriam, foram o que tiveram. O atraso foi menor do que o habitual, e a chuva que marcou a apresentação do grupo na edição de 2011 do evento não apareceu desta vez. Axl Rose não é o tipo de figura que se deixa passar em branco, e fez questão de permanecer por mais de três horas no palco, ainda que perdesse e recuperasse a voz na mesma medida em que recebia euforia e indiferença do público.

O repertório não deixou nenhuma música essencial de fora (teve “It’s So Easy”, “Mr. Brownstone”, “Sweet Child O’ Mine”, “Patience”, “November Rain”...), e ainda acrescentou uma versão à guitarra de "Wish You Were Here" (Pink Floyd) e covers de "Whole Lotta Rosie", do AC/DC (banda com a qual Axl Rose saiu recentemente em turnê como vocalista), "The Seeker" (The Who) e "Black Hole Sun" (Soundgarden), que entrou recentemente no setlist da turnê de retorno como homenagem a Chris Cornell, morto este ano.

A longa performance do Guns foi um marco (principalmente para os que enfrentaram mais de 15 horas de festival), mas o acerto ficou por conta do show do The Who, que se apresentou às 22h35 no palco Mundo. Os mais de 70 anos do cantor Roger Daltrey e do guitarrista Pete Townshend, os dois únicos membros originais da banda, somente enfatizaram o quão impressionante foi a energia colocada no show de estreia da banda no Rio de Janeiro.

O público — que normalmente se distrai com facilidade no Rock in Rio — se manteve vibrante do início ao fim. O repertório foi impecável, com uma hora de duração, passando por clássicos como “Can’t Explain”, “Who Are You?”, “Behind Blue Eyes”, “Pinball Wizard”, “Baba O’Riley” e “Won’t Get Fooled Again”. Um momento que valeu a espera do público fluminense — e brasileiro.

Incubus e Titãs também passaram pelo palco Mundo neste penúltimo dia de festival. No primeiro show de grande porte sem o guitarrista e vocalista Paulo Miklos, a banda brasileira optou por hits do passado para segurar a plateia, como “Diversão”, “AA UU” e “Televisão”. As inéditas “Doze Flores Amarelas” e “Me Estuprem” praticamente passaram despercebidas em meio ao set list de sucessos.

No palco Sunset, o clima foi contagiante. Após receber o Cidade Negra cantando Gilberto Gil, o local abrigou a apresentação contestadora do Bomba Estéreo, que teve como convidada Karol Conka. CeeLo Green fechou a grande festa com melodias funkeadas e com pinceladas de R&B, como “Crazy” e “Fuck You”, além de ter recebido a brasileira Iza para “Fool For You”.