Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Roger Waters compara ascensão de Donald Trump à de Adolf Hitler

“O nacionalismo de Trump é menos insidioso, mas é tão perigoso quanto”, diz o ex-Pink Floyd no podcast de Marc Maron

Rolling Stone EUA Publicado em 02/11/2016, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria - Discos 2016 - Capa - Britta Pedersen/AP
Galeria - Discos 2016 - Capa - Britta Pedersen/AP

Em entrevista recente ao podcast WTF, de Marc Maron, Roger Waters comparou a recente candidatura e popularização de Donald Trump à ascensão de Adolf Hitler na Alemanha entreguerras.

Durante a conversa, o ex-baixista e letrista do Pink Floyd discutiu com Maron questões de classe, desigualdade e injustiça social. Perto do fim, ele falou com o podcaster sobre as maneiras com que o pensamento fascista nasce e se prolifera na sociedade: “Era bastante recorrente na Alemanha dos anos 1930, quando surgiu o partido Nacional-Socialista. Hoje em dia, o nacionalismo de Trump pode até ser menos insidioso, mas é tão perigoso quanto.”

LEIA TAMBÉM

Pink Floyd ganhará exposição em Londres com rara memorabília

[Flashback] A Última Entrevista de Syd Barrett

[Lista] Roger Waters: 10 clássicos da carreira solo e do Pink Floyd

“A forma com que esse tipo de pensamento chega ao poder e transforma um Estado em algo totalitário é sempre a mesma, e sempre vem da identificação do ‘outro’ como um inimigo”, continuou. “No caso de Trump, ‘os outros’ são os chineses, os mexicanos e o islã. Com Hitler foram os judeus, os comunistas, o povo romani, os homossexuais, entre outros – os quais eram agrupados como parte do mesmo problema.”

Waters também falou sobre como os Estados Unidos parece ter sido tomado por um sentimento de derrota e estagnação econômica, assim como aconteceu com a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, em decorrência do Tratado de Versalhes.

“O padrão de vida das pessoas nos Estados Unidos está despencando em queda livre e com isso os direitos garantidos pela Constituição acabam sendo lentamente destruídos e tirados dos norte-americanos”, disse o britânico.

Não é a primeira vez que Waters protesta contra o empresário e candidato à presidência dos Estados Unidos. Durante a apresentação dele no Desert Trip – que aconteceu em Indio, Califórnia, e reuniu veteranos do rock como Neil Young e Paul McCartney – o músico exibiu em um telão o rosto de Trump acompanhado da palavra "charada", enquanto tocava "Pigs (Three Different Ones)". Ao longo da performance da canção foram projetadas imagens do republicano vestindo um capuz da Ku Klux Klan, grupo extremista norte-americano.

Além disso, o show de Waters no festival contou com um porco inflável gigante com o rosto de Trump estampado na lateral. O animal inflável flutuou sobre o público, acompanhado pelas palavras “porco ignorante, mentiroso, racista, sexista”.

Veja trechos da apresentação de Waters abaixo.