Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Roger Waters divulga dramática versão ao vivo de “Comfortably Numb”

Canção faz parte da trilha sonora do filme sobre o show de The Wall

Redação Publicado em 18/11/2015, às 14h42 - Atualizado às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Waters - The Wall - Britta Pedersen/AP
Roger Waters - The Wall - Britta Pedersen/AP

A versão de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, presente no filme de Roger Waters sobre o show de The Wall, traz o compositor e músico britânico em uma interpretação dramática, usando a voz de Robbie Wyckoff para compor os vocais originalmente gravados por David Gilmour. A faixa, que tem um minuto a mais do que a original, estará presente na trilha do longa, que será lançada na próxima sexta-feira, 20.

Roger Waters: 10 clássicos da carreira solo e do Pink Floyd.

Em entrevista à Esquire, responsável pelo lançamento do material, Waters ironizou a ideia de que ele compõe muitas canções obscuras. “As pessoas perguntam: ‘Por qual motivo você escreve coisas sombrias?’. Prefiro ignorar”, disse o artista que riu ao dar a resposta. “Ou vou por outro caminho, respondendo: ‘Você não escolhe o que pinta. Se você tem uma visão, você a pinta e fica muito satisfeito por ter uma ideia que seja relevante de alguma maneira”, continuou Waters.

Em 2012, Roger Waters veio ao Brasil com a turnê The Wall; lembre com foi.

Ele ainda falou sobre os erros da carreira, discutindo abertamente o álbum The Final Cut, lançado em 1983, o último de Waters com o Pink Floyd. “Há questões sobre a produção do álbum que foram tratadas de forma desajeitada e desastrada”, explicou Waters. “Não gosto do som da bateria e, se pudesse refazer esse registro, tentaria tratar as coisas de uma maneira mais naturalista no sentido de como elas foram construídas.”

Galeria: as 10 melhores capas de discos de todos os tempos.

Entre 2010 e 2013, Waters passou por 219 cidades ao redor do mundo – incluindo São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro –, reproduzindo o clássico álbum duplo lançado pelo Pink Floyd em 1979. O baixista apresentou o repertório para aproximadamente 4,5 milhões de pessoas durante a excursão, com ajuda de uma banda de apoio de 11 pessoas.

O vocalista Robbie Wyckoff cuidou das partes vocais de David Gilmour no álbum original, enquanto as guitarras foram de responsabilidade de Dave Kilminster, G.E. Smith e Snowy White (este último que tocou na turnê original de The Wall, com o Pink Floyd). O filho de Waters, Harry, tocou órgão Hammond e piano nos shows.

Colaborador frequente do Radiohead, Nigel Godrich – que fez a mixagem de som para o filme – produziu também o álbum.

A tracklist vai além do disco duplo do Pink Floyd, incluindo duas faixas retiradas do lançamento original – “Last Few Bricks” e “What Shall We Do Now?” –, as quais a banda britânica já havia mostrado nas performances ao vivo. O álbum de Waters ainda traz “The Ballad of Jean Charles de Menezes”, que ele incorporou aos shows do disco em 2011 como tributo ao brasileiro Jean Charles, morto pela polícia de Londres (que pensou, erroneamente, que ele era um terrorista).

Esta é a terceira vez que The Wall é lançado ao vivo. Em 1990, Waters divulgou The Wall: Live in Berlin, que ele gravou em áudio e vídeo menos de um ano depois da queda do muro de Berlim, com um elenco de convidados que contou com Joni Mitchell, Van Morrison, Marianne Faithfull, the Band, Sinéad O'Connor, Cyndi Lauper e Tim Curry, entre outros.

Tracklist de Roger Waters The Wall

Disco Um

1. "In the Flesh?"

2. "The Thin Ice"

3. "Another Brick in the Wall, Pt. "1"

4. "The Happiest Days of Our Lives"

5. "Another Brick in the Wall, Pt. "2"

6. "The Ballad of Jean Charles de Menezes"

7. "Mother"

8. "Goodbye Blue Sky"

9. "Empty Spaces"

10. "What Shall We Do Now?"

11. "Young Lust"

12. "One of My Turns"

13. "Don't Leave Me Now"

14. "Another Brick in the Wall, Pt. "3"

15. "Last Few Bricks"

16. "Goodbye Cruel World"

Disco dois

1. "Hey You"

2. "Is There Anybody Out There?"

3. "Nobody Home"

4. "Vera"

5. "Bring the Boys Back Home"

6. "Comfortably Numb"

7. "The Show Must Go On"

8. "In the Flesh"

9. "Run Like Hell"

10. "Waiting for the Worms"

11. "Stop"

12. "The Trial"

13. "Outside the Wall"