Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Desert Trip: Roger Waters protesta contra Donald Trump durante show no festival

Ex-baixista do Pink Floyd aproveitou o evento histórico para se posicionar contra o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos

Redação Publicado em 10/10/2016, às 15h05 - Atualizado às 18h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Waters em sua apresentação no festival Desert Trip - Reprodução/Facebook
Roger Waters em sua apresentação no festival Desert Trip - Reprodução/Facebook

Roger Waters se apresentou no festival Desert Trip, em Indio, Califórnia, na noite de domingo, 9. O ex-baixista do Pink Floyd aproveitou a apresentação para posicionar-se politicamente, principalmente contra o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

No telão, o rosto de Trump acompanhado da palavra “charada” apareceu enquanto Waters tocava “Pigs (Three Diferrent Ones)”. Foram projetadas imagens do republicano vestindo um capuz da Ku Klux Klan, grupo extremista dos Estados Unidos.

Um porco inflável gigante flutuava sobre o público com o rosto de Trump pintado na lateral, acompanhado pelas palavras “porco ignorante, mentiroso, racista, sexista”. Enquanto isso, o telão brilhava com a mensagem “Trump é um porco”.

LEIA TAMBÉM

Experimentalismo Perene: uma discografia selecionada do Pink Floyd

Entenda como o Desert Trip reuniu Dylan, McCartney, Stones, Waters, Young e Who

[Entrevista] Roger Waters sobre novo álbum conceitual, Trump, Israel e Hillary Clinton

Também foram feitas críticas à proposta de Trump de construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México para impedir a entrada de imigrantes. Ao som de “Another Brick in the Wall, Pt.2”, 15 crianças subiram ao palco vestindo camisetas com os dizeres “derrube o muro”.

Waters ainda demonstrou apoio ao movimento Black Lives Matter e ao BDS, movimento palestino que incentiva boicotes e sanções contra o governo de Israel.

A primeira leva de shows do Desert Trip aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Na sexta, 7, Bob Dylan ficou encarregado de dar início ao festival, seguido pelos Rolling Stones. O sábado, 8, contou com Neil Young, apresentando-se com a banda Promise of the Real, e Paul McCartney. Domingo, 9, foi a vez de Roger Waters e The Who, que deu fim aos três dias de apresentações. Os shows se repetirão nos dias 14, 15 e 16.

Veja trechos da apresentação de Waters abaixo.