Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Roky Erickson lançará primeiro álbum em 14 anos

Membro fundador da 13th Floor Elevators, marco sessentista do rock psicodélico, Erickson contou com ajuda da banda indie Okkervil River

Da redação Publicado em 14/01/2010, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Roky Erickson, vocalista e guitarrista da 13th Floor Elevators, uma das bandas pioneiras do rock psicodélico, lançará seu primeiro álbum de estúdio em 14 anos, com companhia da banda texana Okkervil River.

O álbum ganhou o nome de True Love Cast Out All Evil ("o amor verdadeiro expulsa qualquer mal", em livre tradução) e conterá material escrito ao longo da vida de Erickson - inclua aí "sons fundamentais" que o músico escreveu durante internação, por vários anos, em hospital psiquiátrico na década de 70. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia em 1968 e chegou a ser submetido a terapias de eletrochoque.

"Este não é um disco cínico de retorno, uma atualização morna em cima de um legado estabelecido", disse Will Sheff, líder do Okkervil River e produtor do álbum de Erickson, em comunicado liberado pela gravadora Anti.

O álbum, segundo Sheff, "tem sido o projeto mais desafiador e recompensador em que já trabalhei, e nós do Okkervil River estamos profundamente honrados em aparecer, décadas depois, para ajudar Roky a levar estas canções maravilhosas à linha de chegada".

Até então, o material mais recente de Roky, fora antologias, já estava um tanto empoeirado: o disco All That May Do My Rhyme, de 1995.

Para o novo disco, Erickson escolheu algumas das cerca de 60 faixas que nunca chegou a lançar - algumas de décadas atrás, "atormentadas pelo tipo de tragédias pessoais que destruiriam alguém menos maleável", nas palavras de Sheff.

O líder do Okkervill River - banda que toca em todas as faixas do disco de Erickson - afirma que algumas canções foram escritas em momentos difíceis, como durante a "dolorosa separação dos Elevators" e a internação no hospital psiquiátrico.

Algumas músicas, acrescenta Sheff, lembram-no de certo "otimismo e romancismo que, acho eu, amparou Roky ao longo dos piores anos e, recentemente, o reuniu com seu filho, Jegar, e sua mulher, Dana".

Roky entrou na cena roqueira em 1966, quando ele, então com 15 anos, e sua 13th Floor Elevators apresentaram o hino do punk psicodélico "You're Gonna Miss Me". A banda terminou em 1969, um ano após o diagnóstico de seu frontman.

Entre as bandas que já gravaram composições de Erickson estão R.E.M., The Jesus and Mary Chain, Primal Scream, Spacemen 3 e Kasabian.

True Love Cast Out All Evil será liberado pelo selo Anti, o mesmo de Tom Waits e Mutantes, em 20 de abril.

Para relembrar o som do 13th Floor Elevators, confira o vídeo abaixo: