Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Saturday Night Live comemora 40 anos com especial de mais de três horas; conheça a história do programa

Eddie Murphy, que não aparece na atração televisiva há 31 anos, integra lista de participações

Redação Publicado em 14/02/2015, às 13h19 - Atualizado às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eddie Murphy no <i>Saturday Night Live</i> - Reprodução
Eddie Murphy no <i>Saturday Night Live</i> - Reprodução

Um dos programas de comédia mais tradicionais da TV norte-americana, o Saturday Night Live celebra seus 40 anos de vida neste domingo (sim, domingo), 15. Para comemorar as quatro décadas de episódios, a NBC preparou um especial com mais de três horas de duração, que terá participação de antigos integrantes do elenco do programa.

Galeria: os grandes vencedores da história do Emmy.

“Será um Saturday Night Live para ficar na memória – e no domingo”, anuncia a prévia em vídeo divulgado pelo canal. Segundo o CS Monitor, todas as pessoas que já trabalharam – em qualquer função – no programa foram chamadas para participar do especial de 40 anos.

“Esperamos para ver quem confirmava presença, então começamos a pensar sobre o que poderíamos fazer com as pessoas que sabíamos que viriam”, disse Lorne Michaels, criador e produtor do SNL. “Continuamos trabalhando nisso, conforme as pessoas respondem.”

Versão brasileira: como o SNL, relembre algumas adaptações de programas e formatos da TV norte-americana.

Entre a lista de possíveis aparições estão Adam Sandler, Alec Baldwin, Amy Poehler, Bill Murray, Chris Rock, Dan Aykroyd, Emma Stone, Garrett Morris, Jack Nicholson, Jerry Seinfeld, Jim Carrey, Jimmy Fallon, Justin Timberlake, Kanye West, Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Mike Myers, Miley Cyrus, Paul McCartney, Robert De Niro, Steve Martin, Taylor Swift, Tina Fey, Tom Hanks e Will Ferrell, entre muitos outros.

Até uma visita do ator Eddie Murphy – que não aparece no programa há 31 anos – também é esperada. “A vinda de Eddie Murphy seria algo bem bacana” disse Michaels à publicação.

Há 40 anos, surgia o Saturday Night Live

Sábado, 11 de outubro de 1975: ia ao ar pela primeira de muitas vezes um dos programas de esquetes de comédia mais famosos dos Estados Unidos, o Saturday Night Live, com a participação do comediante George Carlin – ou melhor, naquela noite foi exibido o NBC’s Saturday Night, que é como ele foi chamado de início.

Ao longo dos últimos 40 anos, o SNL, como ficou conhecido, serviu de trampolim para diversos comediantes e roteiristas lançarem suas carreiras e se consolidou como uma tradição dos sábados à noite na televisão norte-americana, afinal, trata-se de um dos programas com maior longevidade no país.

Billy Crystal, Eddie Murphy, Adam Sandler, Tina Fey, Robert Downey Jr., Dana Carvey, Jon Lovitz, Will Ferrell, David Spade, Chevy Chase, Julia Louis-Dreyfuss, Jim Belushi e Mike Myers fazem parte da extensa lista de atores que começaram lá e depois tiveram uma trajetória de sucesso no cinema e na TV.

O show criado por Lorne Michaels chegou a passar por dificuldades e ameaças de cancelamento, mas as diversas reformulações, mudanças de roteiristas e criação de novos quadros sempre conseguiram injetar nova vida ao SNL e manter audiência o suficiente para que a rede NBC, que o veicula, o mantivesse no ar.

Políticos, cantores, atletas, atores... ninguém escapou das piadas e paródias que permearam a história do programa. Diversos dos personagens criados no programa foram levados para as telonas. Wayne Campbell e Garth Algar, por exemplo, que faziam o quadro Wayne's World, protagonizaram o filme Quanto Mais Idiota Melhor. Relembre alguns momentos marcantes da história da atração e veja o trailer da primeira incursão de Wayne e Garth na telona.

Assim como o público, que deu ao programa uma das maiores audiências da TV nos Estados Unidos, a crítica soube reconhecer seu valor. Com o recorde de indicações ao Emmy, 126, o SNL levou o total de 21 troféus na premiação mais importante da televisão norte-americana e ainda foi laureado três vezes com o Writers Guild of America graças aos seus roteiros.

O Saturday Night Live continua sendo sucesso e vai ao ar nas noites de sábado, na NBC. No Brasil, é exibido pelo canal a cabo Sony Entertainment Television, também aos sábados, às 23h. Toda semana, um artista diferente é convidado para apresentar a atração, chamar o convidado musical da noite e ainda fazer esquetes e um monólogo inicial.