Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sem apoio do setor privado, Sepultura recorre aos fãs para financiar documentário

"É um público gigantesco e as pessoas do marketing dessas grandes empresas parecem não perceber", lamenta Andreas Kisser

Lucas Reginato Publicado em 11/05/2013, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria – Separações mais conturbadas do rock- Sepultura - Reprodução / Site oficial
Galeria – Separações mais conturbadas do rock- Sepultura - Reprodução / Site oficial

Pela primeira vez o Sepultura será tema de um documentário. Depois de quase 30 anos de história, a banda resolveu abrir as portas para a câmera do diretor Otavio Juliano, que se prontificou a fazer o filme ao descobrir a vontade do grupo. “A nossa proposta era mostrar a banda no presente, mas começamos a abrir o arquivo e encontramos muita coisa”, conta o cineasta, que há três anos já trabalha no projeto.

Mas nem tudo correu como Juliano esperava. O projeto foi aceito por editais da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e do ProAc, do governo de São Paulo, mas não encontrou empresas interessadas. “O nome Sepultura, ao mesmo tempo que abre muitas portas, porque é um nome conhecido e respeitado, também fecha, porque muita gente não quer relacionar a marca a uma banda de heavy metal”, afirma o guitarrista Andreas Kisser. “É um público gigantesco e as pessoas do marketing dessas grandes empresas parecem não perceber. Triste realidade, em 2013 a gente tem que passar por isso no nosso país.”

Sem suporte das empresas, a banda recorreu ao apoio dos fãs para conseguir financiar o projeto. Através do crowdfunding, eles esperam recolher até US$ 100 mil em troca de diversos prêmios, que vão desde o nome nos agradecimentos até o encontro do fã com os ídolos.

“A gente leva o nome do Brasil [para fora do país] e muita gente não sabe”, diz Kisser. Já o diretor Juliano afirma que nem imaginava a falta de patrocínio, já que estamos falando de uma banda de metal reconhecida mundialmente. “É como se o Sepultura não fizesse parte da cultura do Brasil”, afirma. O cineasta, inclusive, tem testemunho pessoal da importância da banda para o Brasil em um panorama global. “Eu morei lá fora, estudei cinema em Los Angeles, e eles tinham duas referências do Brasil: Cidade de Deus e Sepultura.”

Juliano ficou particularmente impressionado com a idolatria da banda na Ásia. Ele acompanhou um show do Sepultura na Indonésia, entre outros lugares, e diz que o mais admirável é “a energia ao vivo que passa para diversos públicos”. Juliano pôde conferir também cenas de bastidores, como a saída do baterista Jean Dolabella, em 2011.

“Queremos mostrar um pouco o lado família. Muita gente acha que a gente é um bando de louco”, brinca Kisser, pai de três filhos. “Apesar de todas essas cobranças e comparações com outras fases do grupo, a gente está mais forte do que nunca. Somos uma banda saudável, criativa, que está falando coisas diferentes e interessantes.”

“É a primeira vez que os integrantes do Sepultura abrem os arquivos deles. Tem coisa que estava nos Estados Unidos, estamos conseguindo resgatar um passado da banda”, continua Juliano, que também espera, a partir de julho, acompanhar as gravações do novo disco do quarteto, em Los Angeles. Andreas Kisser comemora a repetição da parceria com Ross Robinson, produtor do clássico Roots (1996), além de Steve Evetts, que produziu Nation (2001) e Roorback (2003).

Otavio Juliano cavou entrevistas com gente que participou do começo do Sepultura, em Belo Horizonte, e grandes nomes do heavy metal como Scott Ian, guitarrista do Anthrax, e Phil Anselmo, vocalista do Pantera. Ele agora aguarda participação de peças essenciais na história do grupo. “Estamos conversando com os Cavalera. Vamos esperar até o último segundo para falar com eles.”

Quem quiser colaborar com o projeto deve acessar a página do Kickstarter.