Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sense8 retorna com mais emoção, algumas respostas e uma conexão especial com o Brasil

“Os sensates agora são mais capazes de ajudar uns aos outros”, diz Brian J. Smith, intérprete de Will na série da Netflix, cuja segunda temporada estreia nesta sexta, 5

Stella Rodrigues Publicado em 05/05/2017, às 16h53 - Atualizado às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da segunda temporada da série <i>Sense8</i>, da Netflix - Reprodução
Foto da segunda temporada da série <i>Sense8</i>, da Netflix - Reprodução

A Netflix bem que tentou manter as coisas em segredo quando o elenco de Sense8 veio ao Brasil e gravou cenas na gigantesca Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em maio do ano passado. Mas em plena Avenida Paulista, diante de cerca de 1 milhão de pessoas, Lito (Miguel Ángel Silvestre) e Hernando (Alfonso Herrera) se beijaram apaixonadamente. Na trama, o ator-galã Lito – que na primeira temporada se esforçava para manter em segredo a própria orientação sexual e que foi arrancado do armário à força pelos tabloides – já não tem mais problemas em mostrar o carinho pelo namorado em público.

Um mês antes de o Brasil ser oficialmente incluso na extensa rota internacional de gravações da série, a Rolling Stone Brasil viajou à Cidade do México para acompanhar a gravação de uma cena da nova leva de episódios e teve a oportunidade de conversar com o elenco e acompanhar um dia de trabalho da equipe liderada pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski (que não falaram com a imprensa). No mundo de Sense8 é dia 8 de agosto, aniversário dos protagonistas. Lito e Hernando estão dançando em um casa noturna – um clube de salsa em uma região mais afastada da Cidade do México serve de locação para a cena. Algumas coisas estão diferentes.

LEIA TAMBÉM

[Vídeo] Naveen Andrews: “Sense8 é sobre sexualidade”

Segunda temporada de Sense8 teve cenas gravadas na Parada LGBT de São Paulo

Intérprete de Capheus, Aml Ameen foi substituído em Sense8

“É toda uma nova família agora. Não estamos mais sozinhos e isso é muito especial”, define Doona Bae (Sun). “Os sensates agora são mais capazes de ajudar uns aos outros”, completa Brian J. Smith (Will). O alicerce principal da história é a conectividade, já que os oito protagonistas, espalhados pelo mundo, um dia se dão conta de que estão ligados de uma forma até então inexplicável e passam a ter influência na vida um do outro. E o clima entre os atores seguia esse mote, com a palavra “família” sendo tão citada quanto seria em um Velozes e Furiosos. O que é curioso, considerando que alguns dias depois seria anunciado que o intérprete de Capheus, Aml Ameen (cuja ausência naquela data foi justificada com uma desculpa qualquer), foi demitido e substituído por outro ator, Toby Onwumere.

Talvez a saída de Ameen tenha sido a única coisa que faltava para que o elenco realmente pudesse usar a palavra “família” de forma honesta (se a reação do elenco nas redes sociais após a demissão for alguma indicação, Ameen devia ser uma fonte de bastante desarmonia). Fato é que naquele final de abril o entrosamento era completo – e refletia tudo que os atores tinham a dizer sobre a trama da segunda temporada, que chega inteira à Netflix nesta sexta, 5 de maio. A série, que já viajou por 17 cidades, demorou dois anos para terminar os 13 novos episódios.

Além de todo o tempo consumido viajando, havia um clima de esforço colaborativo constante, que ia determinando em tempo real o destino das cenas. “Eu nunca senti o nível de confiança que senti nesse set. Alguém inventava algo e todo mundo seguia”, conta Jaime Clayton (Nomi). Jaime, que é transexual, é a única pessoa que demonstra algum nível de desconforto na conversa com os jornalistas, mas apenas quando insistem em perguntar a ela apenas sobre “trans na TV”. Mal sabiam eles que as mensagens sobre diversidade e respeito da série que estavam construindo naquela era pré-Donald Trump seriam ainda mais essenciais para o mundo quando os capítulos vissem a luz do dia.

E eles apreciam a importância disso, mas, conforme Jaime garante, o foco da segunda temporada deve estar nas muitas outras histórias que se desenvolvem. “O mais legal da Nomi é que ela é primeiro uma sensate. Isso é o mais importante, e não o fato de ela ser trans”, define Jamie, sem adiantar muito do que vai acontecer com a personagem daqui em diante. Ela só dá um aviso: “Renove o estoque de lenço de papel, pessoal.”