Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Slowdive se apresenta no Brasil em maio, em edição do Balaclava Fest

Banda britânica faz o primeiro show no país; festival também conta com E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante e outras atrações

Redação Publicado em 23/03/2017, às 12h02 - Atualizado às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A banda britânica de shoegaze Slowdive - Ingrid Pop/Divulgação
A banda britânica de shoegaze Slowdive - Ingrid Pop/Divulgação

Depois de trazer o Swervedriver para uma apresentação no Brasil em 2016, a Balaclava Records anuncia nesta quinta, 23, mais uma edição do festival do selo, desta vez com outro ícone do shoegaze britânico: o Slowdive.

A banda é a principal atração da quinta edição do Balaclava Fest, que acontece novamente no Cine Joia, em São Paulo, e celebra a meia década de existência do selo. Outras atrações ainda serão anunciadas, mas o grupo instrumental E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante – que agora integra o casting da Balaclava – já tem apresentação confirmada.

O quinto Balaclava Fest acontece no próximo dia 14 de maio, com ingressos custando R$ 140 (há meia-entrada) no primeiro lote. As entradas já estão sendo comercializadas nas bilheterias do Cine Joia e também pela internet, no site da LivePass.

O Slowdive foi formado em 1989 e ficou em atividade até 1995, quando alguns integrantes deixaram o grupo e os remanescentes acabaram formando outra banda, a Mojave 3. Contratado da lendária gravadora Creation Records (de Oasis, Primal Scream, The Jesus and Mary Chain), o Slowdive ajudou a criar e solidificar o subgênero shoegaze no começo dos anos 1990, na Inglaterra.

A volta definitiva da banda – para shows, em 2014 – integra uma onda de retorno do shoegaze à evidência na música mundial. Depois de o My Bloody Valentine lançar MBV em 2013 (o primeiro disco em 22 anos), outros representantes do gênero voltaram a lançar discos, como o Swervedriver, que liberou I Wasn't Born to Lose You (primeiro álbum em 17 anos) em 2015 .

Depois de divulgar um teaser misterioso, o Slowdive recentemente publicou a primeira música inédita em 22 anos – ou desde Pygmalion, de 1995 –, “Star Roving” (ouça a faixa aqui). A banda deve lançar um álbum completo ainda este ano.

Em edições anteriores, o Balaclava Fest trouxe ao Brasil nomes como Mac DeMarco, Swervedriver, The Shivas e Mac McCaughan (Superchunk) e promoveu shows de artistas nacionais do selo, entre eles Terno Rei, Mahmed, Soundscapes, Séculos Apaixonados e Nuven, entre outros.

Balaclava Fest #5

Slowdive e E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante (mais atrações serão anunciadas)

14 de maio (domingo), às 17h

Cine Joia | Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade – São Paulo/SP

Ingressos: R$ 140 (primeiro lote, há meia-entrada) na LivePass