Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Soulwax promete faixas inéditas no UMF

Banda belga dos irmãos David e Stephen Dewaele integra o line-up do festival que acontece neste sábado, 3

Patrícia Colombo Publicado em 02/12/2011, às 18h34 - Atualizado às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soulwax toca no UMF; David e Stephen Dewaele também se apresentam no festival com o 2 Many DJs - Alex Salinas
Soulwax toca no UMF; David e Stephen Dewaele também se apresentam no festival com o 2 Many DJs - Alex Salinas

Quem for ao show do Soulwax no Ultra Music Festival, evento de música eletrônica que acontece neste sábado, 3, na Arena Anhembi, em São Paulo, poderá ouvir algumas novas faixas da banda comandada pelos irmãos David e Stephen Dewaele (que também formam 2 Many DJs, igualmente no line-up). Quem contou a novidade à Rolling Stone Brasil foi David, em entrevista por telefone, antes de vir pela décima primeira vez ao país.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Adoradores da sonoridade nacional, a dupla belga conheceu o Brasil em 2003, quando veio ao Tim Festival, que aconteceu no Rio de Janeiro (a última apresentação do Soulwax por aqui foi no festival Nokia Trends de 2006). Desde então retornaram diversas vezes, ou vindo profissionalmente ou em férias, visitando locais diferentes com os amigos e comprando discos de nomes locais. “Há muita pobreza e outros problemas aí, mas as pessoas são positivas e felizes”, comenta Dewaele. “Devo dizer que quando você visita o Brasil com um amigo daí e olha para o país a partir da visão dele, é dez vezes melhor do que ir passear sozinho, só com turistas, não sabendo nada.” A paixão por samba é conhecida pelos gringos, mas não é só disso que os brasileiros gostam, logicamente – se fosse, festivais de música eletrônica, cada vez mais presentes, passariam longe daqui. “Acho que o Brasil é um bom lugar para a música eletrônica justamente pelo fato das pessoas serem tão abertas a coisas diferentes, mais até do que em outros países da América do Sul.”

Quando o assunto é a produção musical da banda, que também conta com o baixista Stefaan Van Leuven e o baterista Steve Slingeneyer em sua formação, David revela que um álbum de inéditas, ainda sem título, deverá chegar às prateleiras das lojas em algum momento do ano que vem. Este será o primeiro disco com novas faixas desde Any Minute Now, de 2004, já que nos anos seguintes colocaram no mercado alguns materiais compostos por remixes – em 2007, ele lançaram Most of the Remixes... que, como o título indica, traz diversas versões deles para músicas de outros artistas. Mas, como dito acima, os fãs da mistura de música eletrônica com rock – que marca o estilo da banda - não precisarão esperar pelos próximos meses para entrar em contato com as canções, uma vez que estas serão apresentadas no UMF. “Nos shows desta turnê pela América do Sul tocaremos basicamente só faixas novas do Soulwax. Terão algumas músicas antigas também, mas o setlist será praticamente de faixas novas”, diz David.

Radio Soulwax

Por mais que o público da banda tenha passado um bom tempo sem ouvir canções inéditas, David e Stephen Dewaele não ficaram longe da música. Nos últimos dois anos e meio eles têm se dedicado à elaboração da Radio Soulwax, que é um espaço online no qual eles colocaram (e continuam colocando) à disposição toda sua coleção de discos, contando com recursos visuais e produção de áudio – a proposta traz 24 seleções, de estilos variados.

“Pensamos que seria incrível se pudéssemos mostrar nossa coleção de vinis para as pessoas”, explica David. “Contratamos alguns amigos para gravar todos os nossos vinis e catalogar tudo. A partir disso, criamos uma espécie de biblioteca enorme no iTunes que cresce até hoje e começamos a organizar playlists.” Os vinis foram comprados ao longo da vida dos irmãos e nas mais diversas viagens realizadas. “Não sabemos ao certo quantos discos temos, mas é demais para caber em um só lugar [risos]. Acho que devemos ter entre 45 e 55 mil.”

Um destes “programas” da Radio Soulwax é inteiramente dedicado ao som brasileiro, intitulado Batuta Discos. Há nele quase uma hora de música, com faixas de nomes como Tom Zé, Gal Costa, Wilson Simonal, entre outros, sendo acompanhadas por imagens das capas dos álbuns. “Nós vemos o Radio Soulwax como uma forma de mostrar um outro lado da nossa coleção de discos. Há coisas ali que são provavelmente novas para muita gente, apesar de terem sido lançadas há décadas”, comenta Dewaele. Ouça abaixo o Batuta Discos:

Batuta Discos from Radio Soulwax on Vimeo.

Ultra Music Festival

Sábado, 3, a partir das 15h40

Arena Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Anhembi Parque – Santana)

Preços: R$ 180 (homens) e R$ 150 (mulheres)

Ingressos: www.livepass.com.br

Programação

Arena

Copacabana Club – 16h

Renato Cohen – 16h50

The Twelves – 18h

DJ Marky – 19h10

Shit Robot – 20h20

Diplo – 21h40

DFA 1979 – 23h

Nero – 0h20

Major Lazer – 1h30

MSTRKRFT – 2h40

2manyDJs Live – 4h

Main Stage

Rodrigo Arjonas – 15h40

Marcio Vermelho – 16h

Renato Ratier – 16h50

Rodrigo Vieira – 17h40

Mixhell – 18h50

Soulwax – 20h

New Order – 21h30

Alesso – 22h45

Laidback Luke – 23h50

Swedish House Mafia – 1h10

Duck Sauce – 3h30

Life is a Loop – 4h40