Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Spike Lee critica falta de diversidade da Academia ao receber Oscar honorário

“É mais fácil ser presidente dos Estados Unidos como negro do que ser o chefe de um estúdio”, disse o cineasta

Rolling Stone EUA Publicado em 17/11/2015, às 18h24 - Atualizado em 20/12/2016, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Spike Lee - Chris Pizzello/AP
Spike Lee - Chris Pizzello/AP

Spike Lee criticou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas durante o discurso dele ao receber um Oscar honorário na noite do último sábado, 14, pela aparente negligência da associação em relação à indicações de negros ao prêmio.

Oscar: relembre os discursos mais marcantes da história da premiação.

“Todo mundo aqui provavelmente votou em Obama”, disse ele na conclusão da passagem de 18 minutos pelo palco. “Mas nos escritórios [de Hollywood], não vejo nenhum negro exceto o segurança que checa meu nome na lista conforme eu entro em um estúdio.”

Ele acrescentou: “Então podemos falar ‘Yabba yabba yabba’, mas nós devemos ter uma conversa séria sobre diversidade e tirar algo disso. É mais fácil ser Presidente dos Estados Unidos como negro do que ser o chefe de um estúdio ou de um canal de TV.”

Oscar: relembre 15 canções de diferentes estilos que levaram a estatueta.

Ele também agraciou o presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, por promover mudanças nas fileiras da instituição. Mas ele também pegou os ouvintes com uma ressalva: “Não sei se vocês sabem, mas Departamento de Censo dos Estados Unidos diz que no ano de 1943, norte-americanos brancos serão minoria neste país.”

“Pessoas em condições de se esconder, é melhor vocês ficarem espertas”, disse, em conclusão, Spike Lee. “Sua mão de obra deveria refletir a maneira que é o país”. A cerimônia de sábado foi feita para prestar a homenagem honorária a Lee e às atrizes Gena Rowlands e Debbie Reynolds. A Academia chamou o diretor de “um campeão dos filmes independentes e uma inspiração para jovens cineastas.”

Veja abaixo.