Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sua Banda Dá um Show: festival celebra a diversidade do cenário independente

Concurso organizado pela Movida contou com a participação de 500 bandas de todo o país

Anna Mota Publicado em 30/07/2017, às 12h05 - Atualizado em 31/07/2017, às 20h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Banda Vanilla Bay no Sua Banda Dá Um Show - Isadora Faria
Banda Vanilla Bay no Sua Banda Dá Um Show - Isadora Faria

Em maio, 500 bandas de todo o Brasil se inscreveram para a primeira edição do Sua Banda Dá Um Show, concurso realizado pela Movida para ajudar a promover grupos independentes. De todos eles, apenas cinco se classificaram para a fase final, por meio de voto popular no site do festival. Uma comissão julgadora ficou responsável por eleger o vencedor, que ganhou R$ 12 mil para produzir cinco faixas em estúdio.

Na noite do último sábado, 29, a banda vencedora foi coroada durante um festival realizado no Unibes Cultural, em São Paulo, que contou com shows do Cazulluz, Expira Em Segundos, Teoria Livre e Vanilla Bay, quatro das cinco mais votadas. A Blue Helix, que faria a quinta apresentação da noite, não pôde comparecer no evento e foi representada por um integrante. “Um dos integrantes estava com o casamento marcado para este final de semana em Seattle, nos Estados Unidos", justificou o guitarrista Rodrigo Accurcio.

“Decidimos fazer esse concurso porque acreditamos no potencial musical do Brasil. Esse com certeza será o primeiro de muitos”, explicou Charles Esperandio, CMO da Movida, durante a cerimônia. Conduzido por Yuri Danka, apresentador da rádio 89, o evento começou com a banda Vanilla Bay, a campeã na eleição ocorrida na plataforma com 1.759 votos. O Vanilla teve a oportunidade de mostrar duas músicas autorais cantadas em inglês, que misturam influências do rock, do indie e do folk. E o público aprovou.

O Cazulluz foi o segundo a se apresentar. Trazendo o português para os vocais, a banda paulistana contou, no palco, que integra o cenário independente musical há 25 anos. “Eu gostaria de dizer que o nosso som é melhor que o do Metallica”, brincou o guitarrista Miró Correa, antes de dar início ao setlist.

O penúltimo show foi do Expira em Segundos, banda mineira que desfila semelhanças com o Capital Inicial, e que, como os outros participantes, apresentou duas músicas autorais.

Entre uma performance e outra, enquanto a organização dos instrumentos era feita às pressas, Danka segurava o público perguntando sobre as bandas participantes. Quando chegou a vez do Teoria Livre fazer o último show da noite, o apresentador questionou sobre o nome do grupo. “É uma homenagem ao primeiro disco do Linkin Park [Hybrid Theory], nossa principal influência”, contou o baixista Wendel Henrique.

Após encerradas as apresentações, Danka voltou ao palco para reforçar que os shows daquela noite não influenciavam na escolha do ganhador, já que, segundo o regulamento, este já havia sido eleito pela comissão julgadora no dia 28. Inesperadamente, quem ficou com o título foi a Blue Helix, que não estava presente. "Tenho certeza que todos vão ficar muito felizes com a notícia”, afirmou Accurcio ao receber o prêmio.