Temas e aberturas que marcaram época em séries de TV

Redação Publicado em 17/01/2013, às 19h43 - Atualizado às 20h09

Galeria - aberturas de séries
Divulgação

“(I'm No) Superman” - tema de Scrubs - A música da banda Lazlo Bane virou hit depois que uma parte dela começou a tocar na abertura da série. Apesar disso, já tinha sido trilha de um filme um ano antes de sua estreia em Scrubs, sonorizou a produção The Tao of Steve. Curiosidade: dentro do tema da série de médicos inexperientes, o exame é colocado ao contrário na máquina nessa cena da abertura. Na quinta temporada, a Dra. Kim Briggs (Elizabeth Banks) invade os créditos iniciais e vira o raio-x, dizendo que isso a incomodava há anos.
“We Used To Be Friends” – tema de Veronica Mars - Essa é a primeira versão da abertura da saudosa série estrelada por Kristen Bell. Na terceira temporada, a música foi mantida, mas as cenas mudaram completamente. A canção é da banda Dandy Warhols, a mesma da faixa "Solid", abertura de Undeclared.
Thank You For Being a Friend” – tema de Golden Girls - A abertura é tão doce e cafona quanto a série, com direito à frase sensacional: "se você fizer uma festa e chamar todo mundo que conhece, verá que o maior presente é meu". Hoje em dia, apenas Betty White continua viva, as outras atrizes principais já morreram. A faixa é uma regravação de Cynthia Fee da canção de Andrew Gold.
“Where Everybody Knows Your Name” – tema de Cheers - Possivelmente a abertura mais lembrada da história da TV. Aliás, a Rolling Stone EUA realizou uma pesquisa entre os leitores e "Where Everybody Knows Your Name" foi eleito o melhor tema de TV de todos os tempos. Basicamente, a letra fala que quando a vida fica difícil, você quer ir a um lugar onde se sente sempre bem, onde “todo mundo sabe seu nome”. A composição é de Gary Portnoy e Judy Hart Angelo e a performance de Gary Portnoy.
“Love and Marriage” - tema de Married... With Children - A música de Frank Sinatra caiu como uma luva para essa série que fala sobre família e casamento – e não fala bem.
“I'll Be There for You” – tema de Friends - Bastam dois acordes dessa música para que qualquer pessoa com TV a cabo em casa saiba qual é a faixa, afinal, Friends é um dos maiores sucessos da televisão recente. A banda The Rembrandts agradece.
“I Don’t Want to Wait” – tema de Dawson’s Creek - A canção de Paula Cole foi parar na trilha de abertura sem querer - tanto que, no começo a série, usava outra música, “Run Like Mad”, da canadense Jann Arden. Mas se tornou uma parte tão intrínseca da história de Dawson que quando a Netflix subiu a série nos Estados Unidos com a música de Arden em todos os episódios – por questões de licenciamento – os fãs criaram uma mini revolta (daquelas virtuais).
“Woke Up This Morning” – tema de Família Soprano - O “Chosen One Mix” da música do A3 foi usado na abertura da série e popularizou a canção. O frontman do A3 Rob Spragg a compôs depois de ouvir a respeito de um caso de assassinato de 1996, quando Sara Thornton esfaqueou o próprio marido depois de ter sido mal tratada por ele por 20 anos.
“Fresh Prince of Bel-Air” – tema de Fresh Prince of Bel-Air - De todas aquelas sitcoms que fizeram dos anos 90 uma década especial na TV, nenhuma tinha uma música de abertura tão marcante. O protagonista da atração e cantor Will Smith (ao lado de Jeff Townes, que compunha com ele o duo Fresh Prince) conta a história pregressa de seu personagem em um rap tão engraçado quanto divertido de (tentar) decorar.
“California” – tema de The OC - A série que projetou a carreira de diversos jovens atores também popularizou a canção – aliás, como é o caso com qualquer música que tenha a sorte de ir parar na abertura de uma série de sucesso. A letra do Phantom Planet fala sobre viajar pela rota 101, que atravessa a Califórnia, o que a tornou perfeita para a série. Além disso, tinha sido trilha de um filme quase com o mesmo nome da atração da Fox, Orange County (Correndo Atrás do Diploma).
"Closer to Free” – tema de Party of Five - A história da família Salinger era introduzida por essa música da banda The BoDeans. Esse vídeo é de antes de Neve Campbell fazer sucesso com Pânico e muito antes de Matthew Fox ser o líder dos sobreviventes de Lost
“Bad Reputation" – tema de Freaks & Geeks - A série cult e de vida curta encontrou uma parceria perfeita com essa letra da música de Joan Jett. Esse foi o começo de carreira de diversos famosos: Linda Cardellini (E.R.), John Francis Daley (Bones), James Franco (127 Horas, Homem-Aranha), Busy Philipps (Dawson's Creek, Cougar Town), Jason Segel (How I Met Your Mother, Os Muppets), Seth Rogen (Superbad - É Hoje, Segurando as Pontas), entre outros.
“Little Boxes” – tema de Weeds - A abertura era tão boa quanto a série. Na maior parte do tempo, foi executada essa versão clássica, na voz de Malvina Reynolds, que fez a música nos anos 60. Mas na segunda, terceira e oitava temporadas, diversos artistas foram convidados a regravar, incluindo Aimee Mann, Ben Folds, o ator Hunter Parrish (Silas), Elvis Costello, Death Cab for Cutie, Michael Franti, Linkin Park, Randy Newman, The Shins, The Decemberists e o ator Billy Bob Thornton. A letra é uma crítica à classe média e seus subúrbios norte-americanos, com casas idênticas e pessoas conformistas.
“Boss of Me” – tema de Malcolm in the Middle - "Boss of Me" ajudou o They Might Be Giants a ganhar seu primeiro Grammy. Foi na categoria Melhor Canção Feita Para um Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual.
"How Soon Is Now” – tema de Charmed - O Love Spit Love regravou a música do Smiths e conseguiu popularizar a própria versão no nível da original.
“In the Street” – tema de That 70’s Show - A série começa com o tema composto por Alex Chilton e Chris Bell da banda Big Star. Porém, não é a versão gravada por eles que vai ao ar, mas assim covers de Todd Griffin (primeira temporada) e Cheap Trick (as demais temporadas).
"Big Bang Theory Theme" - tema de The Big Bang Theory - A letra foi composta especialmente para a série pelo Barenaked Ladies, que semanalmente deixa os fãs do programa sem ar - não é nada fácil fazer o fôlego chegar ao fim da música na abertura, imagine só tentando cantar a versão completa, que está acima.
"Bad Things" - tema de True Blood - A música do cantor country Jace Everett se tornou praticamente sinônimo da série vampiresca da HBO. Ele lançou a faixa em seu primeiro disco e com ela conseguiu levar seu nome para o mundo todo.