Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Thom Yorke e Diplo lideram lista de artistas com maior número de downloads legais em 2014

Vocalista do Radiohead lançou Tomorrow’s Modern Boxes por US$ 6 no BitTorrent

Redação Publicado em 01/01/2015, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thom Yorke lança novo remix ao lado do Atoms for Peace - AP
Thom Yorke lança novo remix ao lado do Atoms for Peace - AP

A plataforma BitTorrent divulgou uma lista com os dez discos mais baixados de forma legal em 2014. Liderando a pesquisa, está o vocalista do Radiohead Thom Yorke, com o álbum Tomorrow’s Modern Boxes, com oito faixas, lançado em setembro do ano passado por US$ 6.

Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.

Em segundo lugar está o DJ Diplo, que lançou o disco Random White Dude Be Everywhere em 2014, seguido pelo esloveno Gramatik, com o álbum de música eletrônica The Age of Reason e o trio de hip-hop De La Soul, que disponibilizou todo o catálogo de forma gratuita na internet em 2014.

Na época do lançamento, Thom Yorke afirmou em um comunicado conjunto (com Nigel Godrich, companheiro no projeto Atoms for Peace), que espera que o lançamento possa ajudar a retomar o controle do compartilhamento de arquivos. Ele recebeu mais de um milhão de downloads com o novo disco.

Reconectando o Radiohead: como a banda mais experimental da música atual aprendeu a fazer rock novamente.

“É um experimento para ver se o público comum consegue entender os mecanismos do sistema”, acrescentou ele. “Se funcionar bem, pode ser uma maneira efetiva de ter um pouco do controle sobre o comércio da internet de volta para as pessoas que estão criando o trabalho, permitindo com que essas pessoas que fazem música – vídeo ou qualquer conteúdo digital – possam vendê-lo eles mesmos, da maneira que lhes convém.”

Ouça “Youwouldn’tlikemewheni’mangry”, nova música de Thom Yorke.

“Se isso funcionar, qualquer um pode fazer exatamente o que fizemos”, prosseguem Yorke e Godrich. “O mecanismo do torrent não requer nenhum servidor subindo arquivos ou custos de hospedagem. É uma frente de vendas que contém o próprio arquivo. A rede não apenas carrega o tráfego, ela também hospeda o arquivo. O arquivo está na rede”.

Veja a lista completa

1 – Thom Yorke

2 – Diplo

3 – Gramatik

4 – De La Soul

5 – Zeds Dead

6 – G-Eazy

7 – Ace Hood

8 – Mad Decent

9 – Vinyl Williams

10 – Hundred Waters