Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

TIFF 2013: Música, fogo e caos na aventura do Metallica pelo IMAX 3D

Show ao vivo da banda é intercalado com cenas fictícias protagonizadas pelo ator Dane DeHaan

Paulo Gadioli, de Toronto Publicado em 10/09/2013, às 09h46 - Atualizado às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Metallica: Throught the Never - Reprodução
Metallica: Throught the Never - Reprodução

Exibir performances no cinema não é novidade para o Metallica. O show registrado no The Big Four, por exemplo, chegou às telas do Brasil em 2010. Through The Never, porém, ultrapassa qualquer comparação. Criado para o IMAX 3D, o novo lançamento dos californianos é grandioso, barulhento, caótico e poderoso. O tamanho da tela e a qualidade do som contribuem para uma experiência altamente imersiva.

50 anos de James Hetfield: relembre curiosidades sobre ele e o Metallica.

O longa alterna momentos do grupo em ação com curtas cenas de uma trama por vezes surreal. Nela, Dane DeHaan interpreta um roadie que, no inicio do show, é comandado a levar gasolina a uma van da banda e trazer o importante item que está no veículo. Ao realizar sua tarefa, contudo, o jovem encontra uma cidade aparentemente deserta, mas que aos poucos vai se revelando caótica e violenta.

Ouça compilação com todos os gritos de “yeah” de James Hetfield, do Metallica.

Citado como referência pelo próprio baterista Lars Ulrich, The Song Remains the Same, do Led Zeppelin, logo vem à mente. Porém, enquanto no caso do ingleses a intenção era aprofundar-se nos integrantes, o roteiro escrito pelo diretor Nimród Antal em parceria com o Metallica parece mais preocupado em apenas adicionar um complemento visual às músicas da banda.

Os bastidores da segunda edição do festival anual criado pelo Metallica.

Antal tinha em suas mãos o poder que muitos diretores gostariam de ter: criar a cena que quisesse e ter à disposição o vasto repertório de canções do Metallica. E ele aproveita, encaixando as breves sequências de ficção em momentos-chave de músicas como “One”, “Master of Puppets” e “Cyanide”. Ouvir a introdução de “Wherever I May Roam” enquanto um cenário de guerra entre manifestantes e policiais lentamente se revela deixará muitos fãs arrepiados.

As cenas em que DeHaan aparece, inclusive, deixam claro a importância dessa tecnologia no longa. Nada substitui a experiência de um show ao vivo (que poderá ser visto no Rock in Rio no próximo dia 19, quando o grupo será headliner do palco Mundo) mas, por enquanto, Metallica: Through The Never é a melhor maneira de se apreciar o show da banda no conforto do cinema.